O processo de adoecimento das professoras em Santa Catarina: Uma conversa com professoras da rede estadual de ensino catarinense

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O processo de adoecimento das professoras em Santa Catarina: Uma conversa com professoras da rede estadual de ensino catarinense

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Title: O processo de adoecimento das professoras em Santa Catarina: Uma conversa com professoras da rede estadual de ensino catarinense
Author: Ferreira, Marcos Paulo
Abstract: Essa monografia apresenta uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, que tem como objetivo identificar os afastamentos das professoras da rede estadual de educação de Santa Catarina, observando as principais causas, proporções e os possíveis impactos na vida profissional e pessoal dos trabalhadores da educação. A pesquisa se apoia em referenciais teóricos que partem da compreensão de que as reformas educacionais advindas da gestão neoliberal, em especial na década de 80/90, impactam na relação de trabalho contribuindo para uma maior responsabilização dos trabalhadores. Com as mudanças trazidas pela reestruturação capitalista nas relações sociais, buscou-se através do relatório dos afastamentos docentes de 2017 a 2019, fornecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED), investigar as maiores causas dos afastamentos docentes e por meio das entrevistas realizadas com as professoras entender como as condições de trabalho afetam na saúde docente. Verificou-se através das entrevistas que o adoecimento é ocasionado pelo acúmulo de atividades às quais as docentes são submetidas, por novas incumbências, pelo assédio moral, por cobranças, por uma maior responsabilização e pela falta de valorização profissional. Pontos que acompanham a política neoliberal em vigor. Em relação ao tratamento para os problemas de saúde ocasionados pelas condições de trabalho, foi possível constatar que a medicação está presente na maioria dos casos de adoecimento mental, ela é fundamental para mascarar os problemas sociais e individualizar o problema.This monograph presents a research with a quantitative and qualitative approach, which aims to identify the sick leaves of teachers from the state education network of Santa Catarina, observing the main causes, proportions and possible impacts on the professional and personal life of education workers. The research is based on theoretical references that start from the understanding that the educational reforms arising from neoliberal management, especially in the 80s/90s, impact on the working relationship contributing to a greater accountability of workers. With the changes brought by the capitalist restructuring in social relations, it was sought through the report of teacher leaves from 2017 to 2019, provided by the Secretary of State for Education, to investigate the biggest causes of teacher leave and through interviews with teachers to understand how working conditions affect teacher health. It was verified through the interviews that the illness is caused by the accumulation of activities to which the teachers are subjected, by new tasks, by moral harassment, by charges, by greater accountability and by the lack of professional appreciation. Points that accompany the neoliberal policy in force. In relation to the treatment for health problems caused by working conditions, it was possible to see that the medication is present in most cases of mental illness, it is essential to mask social problems and individualize the problem.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255136
Date: 2024-05-03


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