O potencial pedagógico dos hortos medicinais nas escolas do campo e na comunidade

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O potencial pedagógico dos hortos medicinais nas escolas do campo e na comunidade

Mostrar registro completo

Título: O potencial pedagógico dos hortos medicinais nas escolas do campo e na comunidade
Autor: Heinz, Marcia
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso - TCC - tem como objetivo discutir o potencial pedagógico dos hortos medicinais nas escolas do campo e na comunidade. Para isso, discutimos brevemente a Educação do Campo, a importância das escolas do campo e a Agroecologia como potencializadora de práticas e articuladora dos conhecimentos para o trabalho interdisciplinar nas escolas. Para desenvolvimento da temática e procurando responder a pergunta de pesquisa “Como os hortos medicinais são utilizados pelas escolas e pela comunidade como um espaço de troca de saberes, produção de fitoterápicos e o que mais me chama a atenção, a utilização deles como um espaço pedagógico?” foi realizada uma pesquisa de campo em três espaços formativos, sendo duas escolas do campo - Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, localizada em Fraiburgo - SC e a Escola de Educação Básica 30 de Outubro em Lebon Régis - SC. Além das duas escolas, também foi realizada a pesquisa no horto medicinal Ana Primavesi localizado no assentamento Vitória da Conquista em Fraiburgo - SC. Foram catalogadas todas as plantas medicinais de cada horto e os seus usos pela comunidade local. Também foram realizadas imagens dos espaços e entrevista semiestruturada com os responsáveis por cada horto medicinal. A partir da pesquisa foi possível compreender que os hortos medicinais desempenham um papel importante para garantir espaços pedagógicos de aprendizagem nas escolas e na comunidade. Além disso, a partir do horto é possível a geração de renda e suprimento de plantas medicinais importantes para a saúde da comunidade. Os hortos são espaços didáticos fora da sala de aula e que precisam se manter vivos, cumprindo diversas funções sociais.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Educação do Campo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255099
Data: 2024-04-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Final_Marcia_Heinz_assinado.pdf 2.574Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar