O potencial pedagógico dos hortos medicinais nas escolas do campo e na comunidade
Mostrar registro completo
Título:
|
O potencial pedagógico dos hortos medicinais nas escolas do campo e na comunidade |
Autor:
|
Heinz, Marcia
|
Resumo:
|
Este trabalho de conclusão de curso - TCC - tem como objetivo discutir o potencial pedagógico dos hortos medicinais nas escolas do campo e na comunidade. Para
isso, discutimos brevemente a Educação do Campo, a importância das escolas do campo e a Agroecologia como potencializadora de práticas e articuladora dos
conhecimentos para o trabalho interdisciplinar nas escolas. Para desenvolvimento
da temática e procurando responder a pergunta de pesquisa “Como os hortos
medicinais são utilizados pelas escolas e pela comunidade como um espaço de
troca de saberes, produção de fitoterápicos e o que mais me chama a atenção, a
utilização deles como um espaço pedagógico?” foi realizada uma pesquisa de
campo em três espaços formativos, sendo duas escolas do campo - Escola de
Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, localizada em Fraiburgo - SC e a Escola de
Educação Básica 30 de Outubro em Lebon Régis - SC. Além das duas escolas,
também foi realizada a pesquisa no horto medicinal Ana Primavesi localizado no
assentamento Vitória da Conquista em Fraiburgo - SC. Foram catalogadas todas as
plantas medicinais de cada horto e os seus usos pela comunidade local. Também
foram realizadas imagens dos espaços e entrevista semiestruturada com os
responsáveis por cada horto medicinal. A partir da pesquisa foi possível
compreender que os hortos medicinais desempenham um papel importante para
garantir espaços pedagógicos de aprendizagem nas escolas e na comunidade. Além
disso, a partir do horto é possível a geração de renda e suprimento de plantas
medicinais importantes para a saúde da comunidade. Os hortos são espaços
didáticos fora da sala de aula e que precisam se manter vivos, cumprindo diversas
funções sociais. |
Descrição:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Educação do Campo. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255099
|
Data:
|
2024-04-08 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo