Tecnologia Social na Educação do Campo: Apreciação a partir do Estágio em Ciências da Natureza e Matemática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Tecnologia Social na Educação do Campo: Apreciação a partir do Estágio em Ciências da Natureza e Matemática

Mostrar registro completo

Título: Tecnologia Social na Educação do Campo: Apreciação a partir do Estágio em Ciências da Natureza e Matemática
Autor: Perini, Eduardo Felipe
Resumo: Considerando que a educação é resistência, constitui-se como um ato político-pedagógico, o papel do educador é ser um agente da transformação estrutural da sociedade que age junto com a comunidade e de acordo com as necessidades da mesma. Esse trabalho de conclusão de curso busca apresentar os planos de aula desenvolvidos durante a oitava fase do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio, no ano de 2022 que, ocorreu de maneira remota por conta da pandemia do covid-19 e o distanciamento social. A proposta do texto é construir reflexões e caminhos para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática para as escolas do campo, perpassando o Feminismo Camponês Popular e a Tecnologia Social. Na perspectiva da Educação do Campo, a transformação da realidade só é possível junto com a comunidade escolar na criação de soluções de problemas sociais como, por exemplo, a questão do desemprego. Ao utilizar os conhecimentos científicos e populares vinculados com o Feminismo Camponês e Popular e a Tecnologia Social, temos bases políticas e pedagógicas para criar aulas que conciliam a questão de trabalho, gênero, raça e classe a uma perspectiva de transformação social e visão de um mundo com relações mais justas e igualitárias.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Educação do Campo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255073
Data: 2024-04-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Tecnologia Soci ... rtir do Estágio em CNM.pdf 2.766Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar