Desenvolvimento de competências ético-morais de enfermeiros do contexto hospitalar: uma teoria fundamentada nos dados

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Desenvolvimento de competências ético-morais de enfermeiros do contexto hospitalar: uma teoria fundamentada nos dados

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Título: Desenvolvimento de competências ético-morais de enfermeiros do contexto hospitalar: uma teoria fundamentada nos dados
Autor: Mazera, Maiara Suelen
Resumo: Introdução: Profissionais da enfermagem tomam, cotidianamente, decisões de cunho éticomoral, e passam a se responsabilizar por estas decisões. Esse processo é complexo, pois atuam em contextos morais do paciente, dos familiares, da equipe multiprofissional e das instituições. E, para lidar com essa realidade, o enfermeiro necessita compreender o contexto e os valores envolvidos. Esta pesquisa tem a seguinte questão de pesquisa: Como o enfermeiro que atua no contexto hospitalar desenvolve suas competências ético-morais? Objetivo: Compreender o processo de desenvolvimento de competências ético-morais de enfermeiros que atuam no contexto hospitalar. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, utilizando a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico na perspectiva construtivista. Como cenário um Hospital Universitário do Sul do Brasil. A amostragem teórica foi composta por 20 participantes, divididos em dois grupos amostrais. As entrevistas foram gravadas em um dispositivo eletrônico de áudio, armazenadas no Drive, transcritas na íntegra utilizando o Microsoft Office Word, e inseridas no software Nvivo® versão 14, onde foi realizado o processo de codificação e organização dos dados. O referencial teórico do estudo foi construído à luz dos pensamentos de Lawrence Kohlberg, Carol Gilligan e Josep Maria Puig. Foram realizados dois grupos focais para a validação da teoria. A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina. Resultados: Foram construídos três manuscritos: Desvelando a influência da formação profissional e as condições de trabalho no agir ético do enfermeiro do contexto hospitalar; Cuidando e tomando decisões: o enfermeiro como sujeito moral de suas ações; Desenvolvimento de competências ético-morais do enfermeiro do contexto hospitalar: uma teoria substantiva. Considerações finais: A teoria substantiva mostrou que os enfermeiros do cenário estudado desenvolvem suas competências por meio de três pilares: conhecimentos ético-morais e técnico-científicos, valores e vivências. Com isso, foi possível perceber que as competências ético-morais são instrumentos para lidar com situações morais, e o desenvolvimento dessas competências ocorre com base em comportamentos e posturas estabelecidos por meio de conhecimentos legais da profissão, conhecimentos científicos para a prática assistencial, e conhecimentos adquiridos da experiência profissional e pessoal alicerçados em valores morais. Contribuições para a Enfermagem: este estudo ressalta a importância do desenvolvimento de competências ético-morais pelo enfermeiro para o enfrentamento dos problemas éticos envolvidos na assistência de enfermagem e para atender aos objetivos de um cuidado ético e de qualidade.Abstract: Introduction: Nursing professionals make daily ethical-moral decisions and become responsible for these decisions. This process is complex because they operate in moral contexts of the patient, family members, the multidisciplinary team, and institutions. To deal with this reality, nurses need to understand the context and values involved. This research has the following research question: How do nurses working in a hospital context develop their ethicalmoral competencies? Objective: To understand the process of developing ethical-moral competencies of nurses working in a hospital context. Methodology: A qualitative approach study using Grounded Theory as a methodological reference from a constructivist perspective. The setting was a University Hospital in southern Brazil. The theoretical sampling consisted of 20 participants divided into two sample groups. Interviews were recorded on an audio device, stored on Drive, transcribed verbatim using Microsoft Office Word, and imported into Nvivo® software version 14 for coding and data organization. The theoretical framework of the study was built based on the thoughts of Lawrence Kohlberg, Carol Gilligan, and Josep Maria Puig. Two focus groups were conducted to validate the theory. This research was approved by the Research Ethics Committee involving Human Beings at the Federal University of Santa Catarina. Results: Three manuscripts were developed: Unveiling the influence of professional training and working conditions on the ethical actions of nurses in the hospital context; Caring and decision-making: the nurse as a moral agent of their actions; Development of ethical-moral competencies of nurses in the hospital context: a substantive theory. Final considerations: The substantive theory showed that nurses in the studied setting develop their competencies through three pillars: ethical-moral and technical-scientific knowledge, values, and experiences. Thus, it was possible to perceive that ethical-moral competencies are tools to deal with moral situations, and the development of these competencies occurs based on behaviors and attitudes established through legal knowledge of the profession, scientific knowledge for care practice, and knowledge acquired from professional and personal experience grounded in moral values. Contributions to Nursing: This study highlights the importance of nurses developing ethicalmoral competencies to address ethical issues involved in nursing care and to meet the objectives of ethical and quality care.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254943
Data: 2024


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