Contribuições da Didática para uma Educação das relações étnico-raciais: um balanço de produções do endipe (2016-2022)

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições da Didática para uma Educação das relações étnico-raciais: um balanço de produções do endipe (2016-2022)

Show full item record

Title: Contribuições da Didática para uma Educação das relações étnico-raciais: um balanço de produções do endipe (2016-2022)
Author: Siqueira, Lucimari de Oliveira
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de estudo a Educação para as Relações Étnico-Raciais. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições da Didática para a construção de uma Educação para as Relações Étnico-Raciais no contexto da educação básica. Os objetivos específicos foram: a) localizar estudos que apresentassem práticas de ensino voltadas para a educação das Relações Étnico-Raciais; b) identificar as estratégias didáticas antirracistas; c) destacar os principais referenciais teóricos sobre a temática mobilizados nos estudos; d) identificar o gênero e região de vínculo dos autores. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, exploratória, de base bibliográfica. Para tanto, realizou-se um levantamento acerca deste tema nos anais do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe), considerando as edições ocorridas nos anos de 2016, 2018, 2020 e 2022. A pesquisa buscou responder às seguintes problemáticas: Quais as contribuições da área da Didática para a construção de uma educação para as Relações Étnico-Raciais? O tema tem sido objeto de estudo nos trabalhos apresentados no Endipe? Quais práticas de educação antirracistas podem ser identificadas, especialmente considerando as etapas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental? O estudo tomou como referencial teórico autores/as de reconhecidos da área da Didática, como José Carlos Libâneo (2013) e Vera Maria Candau (2018), e autores/as que se dedicaram ao estudo das Relações Étnico-Raciais, tais como Nilma Lino Gomes (2011, 2017), Kabengele Munanga (2005), bell hooks (2013), entre outros. Os resultados apontam para um significativo aumento dos estudos sobre Relações Étnico-Raciais no campo da Didática, ainda que hajam poucos trabalhos sobre práticas pedagógicas antirracistas apresentados no Endipe.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254787
Date: 2023-12-01


Files in this item

Files Size Format View Description
Lucimari Siqueira TCC Final.pdf 735.9Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar