Costurando narrativas das escrevivências de mulheres negras: Análise de uma prática pedagógica na Educação Escolar Quilombola - Morro da Queimada/Mocotó.

DSpace Repository

A- A A+

Costurando narrativas das escrevivências de mulheres negras: Análise de uma prática pedagógica na Educação Escolar Quilombola - Morro da Queimada/Mocotó.

Show full item record

Title: Costurando narrativas das escrevivências de mulheres negras: Análise de uma prática pedagógica na Educação Escolar Quilombola - Morro da Queimada/Mocotó.
Author: Rita, Larissa Silveira
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a experiência da proposta pedagógica das cartas da turma do 1º ano da Educação Escolar Quilombola - EEQ. Bem, como para refletir sobre a importância de uma educação emancipadora na educação de jovens e adultos- EJA, que coloca as estudantes da centralidade da educação para a formação social dos sujeitos, além de estudar sobre o termo escrevivência e relacionar com as escrituras das estudantes quilombolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com a metodologia centrada na escrevivência das mulheres estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa contextualiza-se o campo; a comunidade; caracteriza-se a escola e o grupo das estudantes quilombolas, bem como a metodologia de trabalho pedagógico. Após, discorre-se sobre a metodologia do trabalho, que inicia-se na socialização da prática pedagógica das cartas; Para tal fundamenta-se o trabalho e as cartas a partir da escrevivência e educação emancipatória, construindo uma relação dos estudos realizados com as teorias estudadas. Como aporte teórico utiliza-se autores referenciais na área para pensar esta concepção de educação e a escrevivência CONCEIÇÃO, Evaristo (2021); bell, hooks (2019); FREIRE, Paulo (2019). Este trabalho levou à reflexão sobre a relevância de construir uma educação que dialogue com a realidade das estudantes, principalmente as mulheres negras que foram por muito tempo excluídas dos bancos escolares; discute como é possível construir uma educação emancipatória-crítica construindo sujeitos de transformação e, por fim, como a escrevivência se constitui como possibilidade metodológica de uma prática pedagógica emancipadora
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254771
Date: 2023-06-21


Files in this item

Files Size Format View
TCC - LARISSA SILVEIRA RITA .docx (1).pdf 8.852Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar