Um estudo sobre estratégias de marketing utilizadas na divulgação do longa-metragem de Barbie (2023)

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Um estudo sobre estratégias de marketing utilizadas na divulgação do longa-metragem de Barbie (2023)

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Título: Um estudo sobre estratégias de marketing utilizadas na divulgação do longa-metragem de Barbie (2023)
Autor: Silva, Amanda Leão da; Oliveira, Aurelio Bruno Carvalho de
Resumo: Com o enorme sucesso de bilheteria e com uma história comovente que acompanhou gerações, o longa-metragem Barbie (2023) inspira o seu público e retoma o legado construído desde seu lançamento em meados do século XX. Nesse sentido, com o lançamento de um novo filme em um cenário social e tecnológico diferente do Século XX, houve a necessidade de reinventar suas estratégias de divulgação afim de alcançar novos públicos e resgatar a emoção e a vontade de antigos consumidores a irem ao cinema vislumbrar desse longa-metragem. Por isso, vale ressaltar que o objetivo geral do presente trabalho é realizar de uma análise das estratégias de divulgação de marketing de Barbie (2023). O arcabouço teórico do estudo abrange aspectos relacionados às teorias de marketing de referências no assunto e que foram precursores na pesquisa dos assuntos abordados, bem como as aplicações de divulgação do filme como o Branding, Co-Branding, Marketing de Nostalgia e Divulgação Orgânica, sendo esses os conceitos mais pertinentes explorados ao longo da análise Os resultados obtidos apontam para a diversidade de estratégias de marketing empregadas na promoção do filme, que se pode incluir abordagens mais tradicionais, como produtos referentes a marca, trailers e interações em ambiente virtual, e divulgação em redes sociais, que, contudo, buscam incorporar uma vertente mais digital e interativa para engajar o consumidor. Por fim, ressalta-se a aplicabilidade das estratégias promocionais identificadas em outros contextos de negócio, evidenciando a versatilidade dessas abordagens para além do universo cinematográfico.With a huge box office success and a moving story that has followed generations, the feature film Barbie (2023) inspires its audience and resumes the legacy built since its release in the mid-20th century. In this sense, with the release of a new film in a different social and technological scenario from the 20th Century, there was a need to reinvent its promotional strategies in order to reach new audiences and rescue the emotion and desire of old consumers to go to the cinema and catch a glimpse. of this feature film. Therefore, it is worth highlighting that the general objective of this work is to carry out an analysis of the marketing dissemination strategies for Barbie (2023). The theoretical framework of the study covers aspects related to reference marketing theories on the subject and which were precursors in the research of the topics covered, as well as applications for promoting the film such as Branding, Co-Branding, Nostalgia Marketing and Organic Disclosure, being These are the most pertinent concepts explored throughout the analysis. The results obtained point to the diversity of marketing strategies used to promote the film, which may include more traditional approaches, such as branded products, trailers and interactions in a virtual environment, and publicity on social networks, which, however, seek to incorporate a more digital and interactive aspect to engage the consumer. Finally, the applicability of the promotional strategies identified in other business contexts is highlighted, highlighting the versatility of these approaches beyond the cinematic universe.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254619
Data: 2024-03-05


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Barbie TCC - Versao_Final - assinado.pdf 1010.Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

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