Sistematização do processo de criação de tecnologia educacional em saúde à cuidadores familiares na abordagem do Design Thinking

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Sistematização do processo de criação de tecnologia educacional em saúde à cuidadores familiares na abordagem do Design Thinking

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Título: Sistematização do processo de criação de tecnologia educacional em saúde à cuidadores familiares na abordagem do Design Thinking
Autor: Oliveira, Mariana Carneiro de
Resumo: Introdução: A tese aborda o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas educacionais em saúde utilizando o Design Thinking, tendo como pergunta de pesquisa: Como construir uma ferramenta tecnológica educacional em saúde, sob a ótica do Design Thinking, de modo a facilitar o processo de educação em saúde prestado por enfermeiros ao cuidador familiar que realizará o cuidado do paciente com lesão de pele no ambiente domiciliar após alta hospitalar? Objetivo geral: Construir tecnologia educacional em saúde a ser utilizada por enfermeiros para capacitar cuidadores familiares que assistem pacientes com cirurgia de pele no domicílio. Método: A metodologia empregada se baseia na abordagem do Design Thinking, incorporando a utilização de ferramentas criativas através dos passos metodológicos apresentados pela Double Diamond. As ferramentas criativas utilizadas neste estudo foram: entrevistas para a construção das personas e do mapa de empatia; construção do mapa mental com a equipe de cocriação para proceder à análise dos resultados e criação da resolução; prototipagem das soluções e posterior teste de usabilidade com o usuário. A coleta de dados ocorreu em unidades de internação adulto de um hospital escola, cujo público-alvo são enfermeiros e cuidadores familiares de pacientes com lesão de pele, que posteriormente aceitaram o convite, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC, sob Parecer CAAE: 62081722.2.0000.0121. Resultados: Os resultados trouxeram a criação de duas tecnologias educacionais em saúde: vídeo e folder, validados pelos usuários, que visam auxiliar os enfermeiros em seu processo de trabalho durante a realização de educação em saúde aos cuidados familiares que realização o cuidado com lesão de pele sem ambiente domiciliar. Os protótipos ainda buscam agregar ao processo de transição de cuidado do paciente dentro da Rede de Atenção em Saúde, bem como facilitar o processo de transição de atendimento ao que é defendido pela Teoria das Transições de Afaf Meleis. Discussão: A aplicação das ferramentas criativas oriundas da abordagem do Design Thinking perpassa a criação de tecnologias educacionais, proporcionou a compreensão do cuidador familiar e do papel dos enfermeiros como educadores em saúde em processos de transição do cuidado, destacando a eficácia das mesmas em pesquisas da enfermagem. Considerações finais: Diante dos resultados é possível afirmar que a criação de estudos científicos ancorados nas etapas metodológicas do Double Diamond, caracterizada por fases de divergência e convergência de informações e raciocínio, valida a possibilidade de processos mais ágeis em pesquisas aplicadas à prática assistencial da enfermagem . Produtos: Os protótipos revelam que soluções previamente concebidas não são praticáveis ??quando expostas ao usuário real, ressaltando assim a importância da prática da empatia e compreensão sobre o problema sob a ótica do usuário que o vive. Assim o vídeo e a pasta criada nesta pesquisa tendem a ser praticáveis ??e eficazes para a prática dos enfermeiros durante a realização de educação em saúde aos familiares que cuidam de pacientes com lesão de pele em ambiente domiciliar. Contribuições para a enfermagem: A abordagem do Design Thinking traz à enfermagem a necessidade de mudanças de paradigmas, quando se busca a eficácia da compreensão do usuário em processos de educação em saúde. Recomendações gerais: Os protótipos finais estão disponibilizados para a utilização nas instituições de saúde e meios acadêmicos, desde que os autores sejam referenciados, considerando a concessão de direitos autorais pela Biblioteca Nacional e Agência Nacional de Cinema.Abstract: Brief Introduction: The thesis addresses the development of educational health technological tools using Design Thinking. Research question: How to build an educational health technological tool, from the perspective of Design Thinking, to facilitate the health education process provided by nurses to family caregivers who will care for a patient with skin injury at home after hospital discharge? General objective: To build health educational technology to be used by nurses to empower family caregivers who will assist patients with skin injuries at home. Method: The methodology employed is based on the Design Thinking approach, incorporating the use of creative tools through the methodological steps presented by the Double Diamond. The creative tools in this study included interviews for building personas and empathy maps; construction of a mind map with the co-creation team to analyze findings and create a resolution; prototyping solutions and subsequent usability testing with users. Data collection took place in adult inpatient units of a teaching hospital, targeting nurses and family caregivers of patients with skin injuries who, upon accepting the invitation, signed the Informed Consent Form. The research was approved by the Ethics Committee on Human Research at UFSC, under CAAE Opinion: 62081722.2.0000.0121. Results: The findings led to the creation of two health educational technologies: a video and a brochure, validated by users, aimed at assisting nurses in their work process during health education for family caregivers providing care for skin injuries at home. The prototypes also aim to contribute to the effective transition of patient care within the Health Care Network, as well as facilitate the transition process in accordance with Afaf Meleis' Theory of Transitions. Discussion: The application of creative tools from the Design Thinking approach extends beyond the creation of educational technologies, providing an understanding of the family caregiver and the role of nurses as health educators in care transition processes, highlighting their effectiveness in nursing research. Final considerations: Based on the results, it is possible to affirm that the creation of scientific studies using the methodological steps of the Double Diamond, characterized by phases of divergence and convergence of information and reasoning, validates the possibility of more agile processes in nursing research applied to clinical practice. Products: The prototypes reveal that previously conceived solutions are impractical when exposed to real users, highlighting the importance of practicing empathy and understanding the problem from the user's perspective. Thus, the video and the brochure created in this research are likely to be feasible and effective for nurses to educate family members who will be caring for patients with skin injuries in a home environment. Contributions to nursing: The Design Thinking approach brings to nursing the need for paradigm shifts when seeking the effective understanding of users in health education processes. General recommendations: The final prototypes are available for use in healthcare institutions and academic settings, provided that credit is given to the authors considering the copyright granted by the National Library and National Cinema Agency.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254243
Data: 2024


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