Title: | Buscou, não encontrou, o aluno escapou: contribuições para o desenvolvimento de plataforma digital de inscrições e matrículas para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) |
Author: | Guimarães, Fábio Henrique Correa Bogado |
Abstract: |
O sistema de inscrições na educação é crucial para o acesso dos alunos ao ensino, podendo se tornar fonte de desigualdade social para aqueles com acesso dificultado. Nas universidades públicas, especialmente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), essa realidade pode se agravar devido a problemas de gestão e sistemas de inscrições obsoletos, de difícil acesso e burocratizados. Observando essa realidade, a presente dissertação busca contribuir para o tema ao responder à seguinte pergunta de pesquisa: “Quais elementos são necessários para aumentar a efetividade do sistema técnico-social de inscrições e matrículas dos IFs” O objetivo geral da pesquisa é construir diretrizes para aprimorar esse sistema. A pesquisa analisa esses aspectos no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), referência nacional e que demonstra desafios em seu sistema de inscrições. Com abordagem qualitativa, foram encontrados 405 artigos sobre o tema, analisando 14 relevantes. Da revisão da literatura, construída-se um quadro resumo. Metodologicamente, utilizou-se o modelo CESM, sistematizando o processo. Foram aplicadas entrevistas com os coordenadores do Registro Acadêmico dos câmpus do IFSC, totalizando 23 entrevistas. Os resultados indicam especificações no sistema, como eficiência operacional, segurança, desenvolvimento, treinamento, suporte, experiência do usuário, desempenho, usabilidade, navegabilidade e acessibilidade. Foi proposto o protótipo SIIM, focando em melhorias como funcionalidade, usabilidade, layout personalizado, gerenciamento automático, comunicação eficaz e acessibilidade. A pesquisa contribui para decisões públicas, gestores de IFs e pesquisadores, fornecendo diretrizes para aprimoramento de plataformas digitais de inscrições e matrículas. Abstract: The education enrollment system is crucial for students' access to education, and can become a source of social inequality for those with difficult access. In public universities, especially in the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs), this reality can worsen due to management problems and obsolete, difficult to access and bureaucratized registration systems. Observing this reality, this dissertation seeks to contribute to the topic by answering the following research question: “What elements are necessary to increase the effectiveness of the technical-social registration and enrollment system of IFs" The general objective of the research is to build guidelines to improve this system. The research analyzes these aspects at the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), a national reference that demonstrates challenges in its registration system. With a qualitative approach, 405 articles on the topic were collected, analyzing 14 relevant ones. From the literature review, a summary table was constructed. Methodologically, the CESM model was used, systematizing the process. Interviews were carried out with the coordinators of the Academic Registry of the IFSC campuses, totaling 23 interviews. The results indicate limitations in the system, such as operational efficiency, security, development, training, support, user experience, performance, usability, navigability and accessibility. The SIIM prototype was proposed, focusing on improvements such as functionality, usability, personalized layout, automated management, effective communication and accessibility. The research contributes to public decision-makers, IF managers and researchers, providing guidelines to improve digital registration and enrollment platforms. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254160 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PCIN0343-D.pdf | 4.445Mb |
View/ |