A prática de análise linguística/semiótica na BNCC do Ensino Fundamental II: uma análise documental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A prática de análise linguística/semiótica na BNCC do Ensino Fundamental II: uma análise documental

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Pereira, Rodrigo Acosta
dc.contributor.author Nunes, Denise Cristina Martins
dc.date.accessioned 2024-01-30T23:23:09Z
dc.date.available 2024-01-30T23:23:09Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 386012
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254141
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract Atentos ao percurso de fortalecimento pelas políticas educacionais brasileiras nas últimas décadas, nessa tese propomo-nos compreender e refletir sobre as orientações da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018a). A partir de um olhar mais atento à BNCC, questionamo-nos sobre sua proposta no Componente Curricular de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Concentramos nossos esforços na compreensão da abordagem teórica e metodológica do documento e seu direcionamento à Educação Básica, sobretudo no eixo de análise linguística/semiótica. Sob esse escopo, destacamos como objeto de pesquisa a BNCC (Brasil, 2018a) como um documento político-educacional no Brasil. Para tanto, destacamos como objetivo geral da nossa tese: analisar as habilidades de prática de análise linguística/semiótica, concernentes ao componente curricular de Língua Portuguesa, no contexto dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nossos objetivos específicos foram: i) compreender as orientações para o componente curricular de Língua Portuguesa presentes da BNCC, especificamente para o eixo análise linguística/semiótica; ii) compreender uma abordagem teórico-metodológica para as habilidades do eixo análise linguística/semiótica; e iii) analisar documentalmente as habilidades do eixo prática de análise linguística/semiótica que compreendem o trabalho com a gramática tradicional e aquelas que orientam para a análise reflexiva da língua(gem). Nesse sentido, situamos teoricamente nossa pesquisa na concepção dialógica do discurso preconizada por Bakhtin e o Círculo. Além disso, retomamos as investigações sobre as práticas de língua(gem) sob a perspectiva operacional e reflexiva com vistas ao trabalho articulado à leitura, produção textual, e prática de análise linguística/semiótica proposta por pesquisadores contemporâneos em Linguística Aplicada a partir dos fundamentos inaugurais de Geraldi (2012[1984]). Como fundamentação metodológica, nosso trabalho está situado nos pressupostos da pesquisa documental. Em relação aos resultados, em suma, verificamos como o documento em análise revela um debate entre a tradição, como habilidades engessadas na gramática tradicional, e a mudança, como habilidades voltadas à reflexão sobre e com a língua em situações sociais de interação.
dc.description.abstract Abstract: Aware of the path taken by Brazilian educational policies in recent decades, in this thesis we propose to understand and reflect on the guidelines of the National Common Curricular Base (Brazil, 2018a). Taking a closer look at the BNCC, we wonder about its proposal for the Portuguese Language Curricular Component in the Final Years of Elementary School. We focus our efforts on understanding the theoretical and methodological approach of the document and its direction towards Basic Education, especially in the linguistic/semiotic analysis axis. Under this scope, we highlight the BNCC (Brazil, 2018a) as a research object as a political-educational document in Brazil. To this end, we highlight the general objective of our thesis: analyzing the practical skills of linguistic/semiotic analysis, concerning the Portuguese Language curricular component, in the context of the Final Years of Elementary School. Our specific objectives are: i) understand the guidelines for the Portuguese Language curricular component present at BNCC, specifically for the linguistic analysis/semiotics axis; ii) understand the theoretical-methodological approach to the skills of the linguistic/semiotic analysis axis; and iii) documental analyze the skills of the practical axis of linguistic/semiotic analysis that include working with traditional grammar and those that guide the reflexive analysis of language. In this sense, we theoretically situate our research in the dialogical conception of discourse advocated by Bakhtin and the Circle. Furthermore, we resume investigations into language practices from an operational and reflective perspective with a view to work linked to reading, textual production, and the practice of linguistic/semiotic analysis proposed by contemporary researchers in Applied Linguistics based on the inaugural foundations of Geraldi (2012[1984]). As a methodological foundation, our work is based on the assumptions of documentary research. In relation to the results, in short, we verified how the document under analysis reveals a clash between tradition, as skills embedded in traditional grammar, and change, as skills aimed at reflection on and with the language in social interaction situations. en
dc.format.extent 304 p.| tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification Base Nacional Comum Curricular
dc.subject.classification Língua portuguesa
dc.subject.classification Análise linguística
dc.subject.classification Semiótica
dc.subject.classification Ensino fundamental
dc.title A prática de análise linguística/semiótica na BNCC do Ensino Fundamental II: uma análise documental
dc.type Tese (Doutorado)


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PLLG0955-T.pdf 3.672Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar