IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

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IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

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Título: IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Autor: Sousa, Evelise Santos; Marcelino, Karina Francine
Resumo: O estudo objetiva compreender a implementação das políticas de ações afirmativas em Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram avaliados vinte e um programas de diferentes áreas de conhecimento, antes e depois da implementação da Resolução Normativa N. 145/2020/CUN. O foco principal do estudo foi compreender a implementação desta política e mensurar seus impactos. Os resultados mostram que, embora as iniciativas tenham tido sucesso em facilitar o acesso de grupos sub-representados, especialmente negros e indígenas, pouco tem sido feito para garantir a permanência desses estudantes nos Programas. Mudanças recentes induzidas pela normativa levaram à expansão dos grupos qualificados para ações afirmativas, bem como ao aumento no número de vagas, criação de bancas de validação. No entanto, a oferta de bolsas para os beneficiários ainda é limitada.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253880
Data: 2023-12-15


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