ESCOLA CONTINGENCIAL DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O CONTINGENCIAMENTO FINANCEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA FRENTE A ALUNOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

DSpace Repository

A- A A+

ESCOLA CONTINGENCIAL DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O CONTINGENCIAMENTO FINANCEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA FRENTE A ALUNOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

Show full item record

Title: ESCOLA CONTINGENCIAL DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O CONTINGENCIAMENTO FINANCEIRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA FRENTE A ALUNOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
Author: LIMA, ANA PAULA ALMEIDA; ALMEIDA, CATIANE LEITE; CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA
Abstract: Este artigo tem como objetivo identificar a partir da Teoria Contingencial da Administração, as relações entre o contingenciamento financeiro institucional e a permanência dos alunos Indígenas e Quilombolas na Universidade Federal do Pampa - Unipampa entre 2019 e 2022. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido sob a forma de estudo de caso, com uso de entrevistas e observação participante para a coleta de dados. Como resultado, o estudo revelou que a teoria estava presente de forma implícita na organização, porém, os contingenciamentos externos impactaram nas políticas de assistência estudantil. Os programas atenderam à totalidade de alunos inscritos, mas houve fortes limitações de recursos. Para garantir a permanência desses alunos indígenas e quilombolas, foi necessário alinhar ações internas e externas, buscando maior divulgação das políticas específicas para esse público. A abordagem contingencial refere-se à rápida adaptação da organização à realidade imposta, ou seja, os cortes de verbas orçamentárias, assim, entende-se que a universidade estudada necessita também adotar um sistema de gestão de crise para contornar os inúmeros contingenciamentos que irá vivenciar em sua existência enquanto organização pública.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253865
Date: 2023-12-15


Files in this item

Files Size Format View
1230147.pdf 340.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar