CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Show full item record

Title: CONFRONTANDO DESAFIOS NO FORESIGHT: DECIFRANDO A INTRINCADA RELAÇÃO ENTRE A CPA E A ESTRATÉGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Author: FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO; FEIDEN, BRUNA JAIME; MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ; POFFO, GABRIELLA DEPINÉ
Abstract: A intersecção entre avaliação institucional e estratégia é um campo sub explorado na literatura científica, caracterizado pela ausência de estudos que investiguem profundamente essa relação. Este artigo visa preencher essa lacuna, identificando as variáveis críticas que restringem a participação das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) no processo de antecipação estratégica em instituições de ensino superior. A revisão da literatura abrange os principais autores que discutem a prática do Foresight e aqueles que analisam a relação entre avaliação e planejamento estratégico em ambientes acadêmicos. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, com foco na estatística descritiva e na codificação proposta pela Grounded Theory, este estudo evidencia a falta de incentivo para a participação estratégica das CPAs - o principal órgão de garantia da qualidade no ensino superior brasileiro - por parte das instituições investigadas. As conclusões realçam contribuições teóricas e práticas, especialmente ao destacar as condições críticas que podem ser utilizadas pelas instituições para melhorar a formação estratégica daqueles envolvidos no processo de avaliação institucional.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253830
Date: 2023-12-15


Files in this item

Files Size Format View
1230120.pdf 1.004Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar