O MÉTODO DMAIC: DEFINIÇÃO CONCEITUAL E APLICABILIDADE NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO À LUZ DOS NORMATIVOS DO INEP
Show full item record
| Title: | O MÉTODO DMAIC: DEFINIÇÃO CONCEITUAL E APLICABILIDADE NA GESTÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO À LUZ DOS NORMATIVOS DO INEP | 
| Author: | SILVA, RONISON OLIVEIRA DA; INÁCIO, DAUANA BERNDT; SOARES, LARISSA FERNANDES; FONTÃO, LUIZ HENRIQUE; NASCIMENTO-E-SILVA, DANIEL | 
| Abstract: | O estudo elucida a questão do uso do método DMAIC na coordenação de cursos de graduações à luz dos normativos do INEP. O INEP é órgão responsável por credenciar e reconhecer cursos de graduações no Brasil mediante a realização de avaliações periódicas. Este processo acontece embasado no atendimento de uma série de indicadores que são organizados nas seguintes dimensões avaliativas: a) Organização Didático-Pedagógica, b) Corpo Docente e Tutorial e c) Infraestrutura. O método utilizado foi o bibliográfico conceitual, que é composto por quatro fases distintas. São elas: a) definição das perguntas de pesquisa, b) coleta dos dados, c) organização e análise dos dados e d) geração das respostas. A prática de pesquisa permitiu observar que o método DMAIC é voltado para a melhoria de processos e basicamente é voltado para solucionar problemas existentes nas organizações com vistas a aprimorar o trabalho desenvolvido e, por conseguinte, elevar a probabilidade de êxito na consecução dos objetivos organizacionais. Trata-se de uma ferramenta que pode auxiliar o trabalho dos coordenadores de graduações para a realização de suas respectivas funções em melhores níveis de excelência. | 
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253782 | 
| Date: | 2023-12-15 | 
	     
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
- 
This Collection
 
My Account
Statistics
Compartilhar