DOBBLE Botânico: Uma adaptação do jogo para o ensino lúdico de Sistemática Vegetal

DSpace Repository

A- A A+

DOBBLE Botânico: Uma adaptação do jogo para o ensino lúdico de Sistemática Vegetal

Show full item record

Title: DOBBLE Botânico: Uma adaptação do jogo para o ensino lúdico de Sistemática Vegetal
Author: Pillar, Liridiane Batista do
Abstract: Apesar da vital importância das plantas em múltiplos aspectos, o ensino dos conteúdos de Botânica, tanto na educação básica quanto no ensino superior, enfrenta consideráveis desafios, principalmente no que tange a aprendizagem dos estudantes. Isto ocorre porque os conteúdos dessa área de estudo são tidos como densos, complexos e repletos de terminologias e nomenclaturas técnicas, tornando-os muitas vezes desinteressantes e desestimulantes. A Sistemática Vegetal, é um exemplo claro de uma área de estudo considerada de difícil assimilação e interpretação no processo de ensino-aprendizagem, no campo da Botânica. Neste contexto, estratégias didáticas como jogos emergem como recursos didáticos interessantes no ensino de Botânica. Não apenas tornando o conteúdo mais acessível, como também resultando em aulas mais atrativas, estimulantes e dinâmicas. Tendo isso em vista, foi elaborada uma versão adaptada do jogo de cartas Dobble® através do uso de Inteligência Artificial (IA), transformando-o em um recurso didático lúdico que possa ser incorporado em disciplinas que abordem os conteúdos de Sistemática Vegetal. A versão original do jogo conta com 55 cartas redondas, ilustradas, contendo 8 figuras/símbolos diferentes em cada uma delas, no total, são 57 figuras/símbolos diferentes. O jogo utiliza uma mecânica muito simples de reconhecimento de padrões. Cada carta compartilha um símbolo comum com qualquer outra carta, e o objetivo do jogo é identificar o símbolo comum entre duas cartas o mais rápido possível. A versão adaptada do Dobble®, intitulada “Dobble Botânico”, consiste em 57 cartas redondas, ilustradas, com 8 figuras distribuídas em cada uma delas, sendo ao todo 57 figuras diferentes no jogo, representando 57 famílias botânicas. Desta forma, “Dobble Botânico” tem como pretensão, auxiliar e estimular os estudantes nas aulas que abordem os conteúdos de Sistemática e Vegetal, de modo que esses consigam identificar as famílias botânicas do jogo através das suas características morfológicas chave, acarretando em melhor assimilação e interpretação desses conteúdos de forma dinâmica e com mais facilidade.Despite the vital importance of plants in multiple aspects, the teaching of Botany content, both in basic education and in higher education, faces considerable challenges, especially with regard to student learning. This is because the contents of this area of study are considered dense, complex and full of terminologies and technical nomenclatures, often making them uninteresting and discouraging. Plant Systematics is a clear example of an area of study considered difficult to assimilate and interpret in the teaching-learning process in the field of Botany. In this context, teaching strategies such as games emerge as interesting teaching resources in teaching Botany. Not only making the content more accessible, but also resulting in more attractive, stimulating and dynamic classes. With this in mind, an adapted version of the Dobble® card game was created through the use of Artificial Intelligence (AI), transforming it into a playful teaching resource that can be incorporated into subjects that cover Plant Systematics content. The original version of the game has 55 round, illustrated cards, containing 8 different figures/symbols on each of them, in total, there are 57 different figures/symbols. The game uses a very simple pattern recognition mechanic. Each card shares a common symbol with every other card, and the object of the game is to identify the common symbol between two cards as quickly as possible. The adapted version of Dobble®, entitled “Botanical Dobble”, consists of 57 round, illustrated cards, with 8 figures distributed on each of them, with a total of 57 different figures in the game, representing 57 botanical families. In this way, “Botanical Dobble” aims to assist and encourage students in classes that cover Systematic and Plant content, so that they can identify the botanical families of the game through their key morphological characteristics, resulting in better assimilation and interpretation of these contents dynamically and more easily.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253494
Date: 2023-11-28


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Liridiane Batista do Pillar.2023.pdf 406.1Mb PDF View/Open TCC - Liridiane Batista do Pillar.2023

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar