Um prisma sobre o Estágio Supervisionado no contexto da pandemia de COVID-19: percepções de egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Borges, Marcelo Gules |
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dc.contributor.author |
Smaniotto, Clara Solá |
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dc.date.accessioned |
2023-12-19T12:44:14Z |
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dc.date.available |
2023-12-19T12:44:14Z |
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dc.date.issued |
2023-12-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253478 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No dia 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. Essa designação reconhece que na época existiam surtos de COVID-19 em vários países e regiões do mundo, sendo o Brasil um deles. Por essa razão as aulas presenciais de escolas e universidades foram suspensas e, em vista disso, foi adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se estendeu até o início de 2022. Nessa transição de ensino, os professores tiveram que adaptar suas aulas para o online, incluindo até mesmo atividades práticas que são previstas no ensino presencial. Uma das muitas disciplinas que sofreu uma readaptação e perdeu seu caráter presencial, foi o Estágio Supervisionado Obrigatório dos cursos de Licenciatura. À vista disso, o objetivo deste trabalho é analisar as percepções dos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSC acerca dos desafios e possibilidades que tiveram durante e após a realização do Estágio Supervisionado no ensino de Ciências e Biologia no ERE. Para tal, a partir de uma pesquisa qualitativa, aplicou-se um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, o qual foi analisado textualmente de modo interpretativo. Como principais resultados foram elencados dificuldades estruturais, metodológicas e relativas à saúde mental dos estudantes, em especial a sensação de insegurança e despreparo para atuar posteriormente na profissão docente. As potencialidades centrais foram relativas ao uso das tecnologias e a flexibilização do tempo. Observou-se que a formação complementar referente a estágios não obrigatórios, programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e outras atividades de extensão são cruciais na construção de preparo e confiança sobre a prática docente e que a inclusão de formação inicial e continuada para Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) demonstra-se como fundamental para cenários futuros da docência. |
pt_BR |
dc.format.extent |
50 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Remoto Emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.title |
Um prisma sobre o Estágio Supervisionado no contexto da pandemia de COVID-19: percepções de egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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