Design and Terroir: a semiotic analysis of territorial narratives on wine labels
Show full item record
Title:
|
Design and Terroir: a semiotic analysis of territorial narratives on wine labels |
Author:
|
Leite, Pedro Henrique de Siqueira; Barbosa, Ana Carolina de Moraes Andrade
|
Abstract:
|
Este artigo tem o intuito de compreender o rótulo de vinho como viés comunicador não só entre o
consumidor e o conteúdo embalado, mas também com o produtor e o território onde a bebida é
produzida. Para isso, observou-se quarenta rótulos de vinho divididos nos dois polos produtores: vinte
do Velho Mundo e vinte do Novo Mundo. A pesquisa teve como suporte analítico as dimensões
semióticas do design, com ênfase nas narrativas territoriais apreendidas a partir da abordagem
semântica das imagens contidas nos rótulos. Através disso, foi possível discutir que a noção de terroir
gera novas dinâmicas de sentido, sendo no Velho Mundo mais comum a tática de utilizar a imagem do
lugar ou de elementos do processo como possibilidade de transportar o consumidor, enquanto o Novo
Mundo frisa atributos técnicos, como selos, moedas e brasões, para confirmar qualidade. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253351
|
Date:
|
23-12-06 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar