Title: | Estação de recarga para veículos elétricos: estudo de caso das linhas financeiras para projetos sustentáveis no Brasil |
Author: | Lorenzatto, Ana Carolina |
Abstract: |
A crescente procura por carros eletrificados é exponencial na atualidade, e a expansão da infraestrutura que atenda às necessidades destes veículos se mostra crucial para a conquista de novos clientes. O presente estudo tem como objetivo analisar um carregador com baterias de segunda vida de veículos elétricos e painéis solares, quanto a viabilidade econômica, assim como as linhas de créditos que possam ser aplicadas para a execução do projeto. Tem-se como aporte teórico os conceitos de economia circular e finanças sustentáveis, além do entendimento do ciclo de vida das baterias íon lítio. A partir da definição de custos, taxas e indicadores envolvidos, foram analisados os resultados referentes a energia gerada, retorno financeiro, viabilidade econômica e simulação de financiamento para o período de 20 anos. Os resultados mostram um tempo de payback relativamente longo em todas as modalidades de aquisição estudadas, com uma taxa interna de retorno satisfatória para as condições analisadas. Foram estudadas 11 linhas de financiamento em bancos públicos, e obtido como resultado um longo período para payback com um valor presente líquido e taxa interna de retorno satisfatórios. Diante dos resultados obtidos, mostra-se necessário manter parcerias para uma contínua otimização técnica e financeira do projeto. The growing demand for electrified cars is exponential today, and the expansion of infrastructure to meet the needs of these vehicles is crucial to winning over new customers. The aim of this study is to analyze the economic viability of a charger with second-life batteries for electric vehicles and solar panels, as well as the lines of credit that can be applied to carry out the project. The theoretical basis is the concepts of circular economy and sustainable finance, as well as an understanding of the life cycle of lithium-ion batteries. After defining the costs, rates and indicators involved, the results were analyzed in terms of energy generated, financial return, economic viability and financing simulation for a 20-year period. The results show a relatively long payback time for all the acquisition methods studied, with a satisfactory internal rate of return for the conditions analyzed. Eleven lines of financing from public banks were studied, resulting in a long payback period with a satisfactory net present value and internal rate of return. In view of the results obtained, it is necessary to maintain partnerships for continuous technical and financial optimization of the project. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253209 |
Date: | 2023-12-06 |
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