Title: | Metodologia ativa e desenho universal para aprendizagem como práticas pedagógicas voltadas à inclusão escolar |
Author: | Lima, Amanda Santos |
Abstract: |
Há um número significativo de pessoas com deficiência no Brasil, por conseguinte, percebe-se um aumento no número de matrículas da educação especial, resultando cada vez mais na necessidade da inclusão escolar. Um dos métodos de aprimorar a inclusão escolar é através de recursos como o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e a Tecnologia Assistiva (TA), conjuntamente pode-se aplicar metodologias ativas de forma a incentivar os estudantes a aprenderem de forma participativa. Considerando estas premissas, esse trabalho tem como objetivo desenvolver práticas pedagógicas para o ensino fundamental do Colégio de Aplicação (CA/UFSC) voltadas à inclusão escolar, como meios de reduzir as barreiras na forma de ensinar e promover flexibilidade e maior interesse no processo de ensino-aprendizagem para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, limitações comunicacionais e/ou mobilidade reduzida. Assim, essa pesquisa-ação, do tipo pesquisa exploratória, com pesquisa aplicada como natureza e abordagem quali-quantitativa, apresenta as seguintes etapas: i. concepção do jogo de tabuleiro e das peças, com a temática do continente africano de acordo com o cronograma pedagógico do 8° ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação (CA/UFSC); ii. aplicação do jogo em sala de aula, entre alunos com e sem deficiência; iii. avaliação da metodologia ativa, através de um questionário quali-quantitativo para os professores de geografia e de educação especial e um questionário quantitativo para os alunos, após a prática pedagógica. Quanto aos resultados, foi possível detectar que os professores de geografia e de educação especial consideram o jogo uma experiência positiva e querem continuar utilizando a prática de incorporar os princípios de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) nas práticas pedagógicas propostas em sala de aula. Do mesmo modo, os alunos gostaram da metodologia de aprender através de um jogo de tabuleiro e apreciariam ter mais experiências como essa durante as aulas. Espera-se que mais práticas pedagógicas como esta continuem sendo utilizadas em outras temáticas, de forma a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de crianças com ou sem deficiências nas escolas. There is a significant number of people with disabilities in Brazil, consequently resulting in an increase in special education enrollments, further leading to the necessity of school inclusion. One method to enhance school inclusion is through resources like Universal Design for Learning (UDL) and Assistive Technology (AT), simultaneously, active methodologies can be applied to encourage students to learn in a participatory way. Considering these premises, this work aims to develop pedagogical practices for the elementary education at the Colégio de Aplicação (CA/UFSC) focused on school inclusion, as a means to reduce barriers in the teaching approach and promote flexibility and increased interest in the teaching-learning process for all students, including those with disabilities, communication limitations, and/or reduced mobility. Thus, this action research, of the exploratory research type, with applied research as its nature and a qualitative-quantitative approach, presents the following stages: i. designing the board game and its pieces, themed around the African continent according to the pedagogical schedule of the 8th grade of elementary education at the College of Application (CA/UFSC); ii. implementing the game in the classroom among students with and without disabilities; iii. evaluation of the active methodology, through a qualitative-quantitative questionnaire for geography and special education teachers, and a quantitative questionnaire for the students after the pedagogical practice. As for the results, it was possible to detect that geography and special education teachers consider the game a positive experience and wish to continue using the practice of incorporating the principles of Universal Design for Learning (UDL) into proposed pedagogical practices in the classroom. Likewise, the students enjoyed the methodology of learning through a board game and would appreciate having more experiences like this during classes. It is hoped that more pedagogical practices like this continue to be used in other subjects, aiming to improve the teaching-learning process and the inclusion of children with or without disabilities in schools. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Produção. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253207 |
Date: | 2023-12-01 |
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TCC_Amanda_Santos_Lima.pdf | 3.391Mb |
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