Obrigatoriedade do trabalho de conclusão de curso nas escolas médicas de Santa Catarina: da frequência à abordagem curricular

DSpace Repository

A- A A+

Obrigatoriedade do trabalho de conclusão de curso nas escolas médicas de Santa Catarina: da frequência à abordagem curricular

Show full item record

Title: Obrigatoriedade do trabalho de conclusão de curso nas escolas médicas de Santa Catarina: da frequência à abordagem curricular
Author: Fretta, Wesley Fraga
Abstract: Introdução: A pesquisa científica no currículo dos cursos de medicina tem função de gerar conhecimento e é um meio de ensino ativo para desenvolver habilidades essenciais na carreira médica. Com esse intuito, muitas instituições de ensino superior inseriram o trabalho de conclusão de curso (TCC) em sua matriz curricular. Não há informações na literatura científica sobre o TCC nas graduações de medicina de Santa Catarina. Objetivo: Verificar a frequência da obrigatoriedade do TCC nas escolas médicas de Santa Catarina e analisar sua abordagem nos currículos. Método: Estudo transversal e de descritivo, realizado em 2023 com um representante docente de cada escola médica de Santa Catarina por meio de questionário. Foi utilizada estatística descritiva para análise de dados Resultados: Quinze de 17 representantes elegíveis (88,2%) responderam ao questionário. Nas quinze escolas o TCC é obrigatório (100%). 13 instituições oferecem disciplinas de metodologia científica, bem como aulas e disciplinas específicas para o TCC, sendo que 12 inserem estas disciplinas em mais de um semestre. 8 instituições exigem a finalização do TCC antes do internato médico. 8 realizam o trabalho em duplas, 3 individualmente e 1 em grupos. E apenas 8 disponibilizam ao aluno carga horária exclusiva para produção do TCC. Conclusões: Há obrigatoriedade do TCC em todas as 15 escolas investigadas e a maioria oferece disciplinas de apoio para sua elaboração.Introduction: Scientific research integrated into the curriculum of medical programs serves the purpose of generating knowledge and functions as an active teaching method to cultivate essential skills in the medical profession. With this goal in mind, many higher education institutions have incorporated the completion of a Final Course Paper (FCP) into their curriculum. There is a lack of information in the scientific literature regarding FCPs in medical programs in Santa Catarina. Objective: To assess the prevalence of mandatory FCPs in medical schools in Santa Catarina and analyze their approach in the curricula. Methods: A cross-sectional descriptive study was conducted in 2023 with one faculty representative from each medical school in Santa Catarina, utilizing a questionnaire. Descriptive statistics were employed for data analysis. Results: Fifteen out of 17 eligible representatives (88.2%) responded to the questionnaire. In all fifteen schools, FCPs are mandatory (100%). Thirteen institutions offer scientific methodology courses, as well as classes and specific subjects for FCPs, with twelve incorporating these into more than one semester. Eight institutions require the completion of FCPs before the medical internship. Eight conduct the work in pairs, three individually, and one in groups. Only eight provide students with exclusive hours for FCP production. Conclusions: Mandatory FCPs are present in all 15 investigated schools, with the majority offering supporting courses for their completion.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253023
Date: 2023-11-16


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Wesley Fraga Fretta - Final.pdf 735.4Kb PDF View/Open TCC
TCC - Wesley Fraga Fretta - Final.docx 1003.Kb Microsoft Word 2007 View/Open TCC word

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar