dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fujarra, André Luís Condino |
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dc.contributor.author |
Bohn Junior, Vangünther |
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dc.date.accessioned |
2023-12-13T12:48:00Z |
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dc.date.available |
2023-12-13T12:48:00Z |
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dc.date.issued |
2023-12-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253012 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval. |
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dc.description.abstract |
Nos portos brasileiros, é perceptível processos que podem ser otimizados e melhorados,
visando ganhos de eficiência, portanto, a revitalização de procedimentos para diminuir
custos e automatiza-los é imprescindível. Dentre os procedimentos realizados pelos
portos nacionais e internacionais, tem-se a batimetria, que é um dos segmentos
da agrimensura responsável pela mensuração, representação gráfica da superfície
terrestre submersa e a reapresentação cartográfica por meio de curvas batimétricas.
A batimetria é realizada nos canais de acesso, bacias de evolução, canais internos
de navegação, reservatórios, lagos e rios. Este trabalho apresenta um protótipo de
uma embarcação em escala reduzida e não tripulada, para realizar batimetria em
águas abrigadas visando a redução de custos. A metodologia consiste em demonstrar
a construção e arranjo do sistema motriz e sistema de processamento de dados
utilizando Arduíno, efetuar testes de módulos e sensores, levantando assim sua
precisão em experimentos laboratoriais e em campo. O valor total investido no projeto
foi de R$ 1.442,96. Dentre os dois sensores ultrassônicos analisados, um deles não
funcionou submerso, o outro obteve resultados satisfatórios para os níveis de linha
d’água avaliados com a devida calibração, após calibrado apresentou em experimentos
estáticos diferença relativas abaixo de 1%, embora tenha uma distância de bloqueio
de 95 centímetros. O sensor Global Positioning System (GPS) utilizado demonstrou
ter uma precisão interessante em relação ao seu custo, com médias do raio de
distância entre os pontos abaixo de 3,32 metros, entretanto, depende do tempo de
sincronização entre satélites e sua precisão é sensível ao clima e barreiras, como
coberturas e telhados, por exemplo. O experimento em campo (Expoville) demonstrou
a importância das linhas de verificação em um levantamento hidrográfico, e surgiram
algumas medições anômalas (spikes) que devem ser tratadas por alguma metodologia
ou software específico. O protótipo pode ser usado para verificar medições batimétricas
periodicamente por possuir um valor acessível, e como sugestões futuras estão a
criação de uma interface amigável, telemetria dos dados e piloto automático, assim
programando rotas e analisando coleta de dados remotamente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In Brazilian ports, processes that can be optimized and improved are noticeable, aiming
for efficiency gains, therefore, the revitalization of procedures to reduce costs and
automating them is essential. Among the procedures carried out by national and
international ports, there is bathymetry, which is one of the segments of the surveyor
responsible for measuring, graphical representation of the surface submerged land and
cartographic re-presentation through bathymetric curves. Bathymetry is carried out in
access channels, evolution basins, internal channels navigation, reservoirs, lakes and
rivers. This work presents a prototype of a small-scale, unmanned vessel to perform
bathymetry in sheltered waters aiming to reduce costs. The methodology consists
of demonstrating the construction and arrangement of the driving system and data
processing system using Arduino, carry out module and sensor tests, thus raising
your precision in laboratory and field experiments. The total amount invested in the
project was R$1,442.96. Among the two ultrasonic sensors analyzed, one of them did
not worked submerged, the other obtained satisfactory results for line levels of water
evaluated with due calibration, after calibrated it presented in experiments static relative
difference below 1%, although it has a blocking distance 95 centimeters. The Global
Positioning System (GPS) sensor used demonstrated have an interesting precision in
relation to its cost, with averages of the distance between points below 3.32 meters,
however, depends on the synchronization between satellites and its accuracy is sensitive
to weather and barriers such as coverings and roofs, for example. The field experiment
(Expoville) demonstrated the importance of verification lines in a hydrographic survey,
and emerged some anomalous measurements (spikes) that must be treated by some
methodology or specific software. The prototype can be used to verify bathymetric
measurements periodically (Order 1b) as it has an affordable value, and as future
suggestions are the creation of a user-friendly interface, data telemetry and autopilot,
thus programming routes and analyzing data collection remotely. |
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dc.format.extent |
112 f. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Joinville, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Arduíno |
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dc.subject |
Águas abrigadas |
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dc.subject |
Levantamento batimétrico |
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dc.subject |
Método de baixo custo |
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dc.subject |
USV |
pt_BR |
dc.title |
Embarcação não tripulada de baixo custo para levantamentos hidrográficos em águas abrigadas |
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dc.type |
TCCgrad |
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