Turismo esportivo na América do Sul voltado à esportes de inverno: Uma análise dos fatores que influenciam as gerações Y e Z na escolha de destino de viagem.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Turismo esportivo na América do Sul voltado à esportes de inverno: Uma análise dos fatores que influenciam as gerações Y e Z na escolha de destino de viagem.

Mostrar registro completo

Título: Turismo esportivo na América do Sul voltado à esportes de inverno: Uma análise dos fatores que influenciam as gerações Y e Z na escolha de destino de viagem.
Autor: Meneghel, Eduardo Marcineiro; Meneghel, Gustavo Marcineiro
Resumo: O turismo esportivo de neve para brasileiros é um mercado que ainda carece de muitos estudos. Esta pesquisa utiliza o modelo de cadeia de meios-fim para identificar quais fatores impactam na escolha de catarinenses da geração Y e Z, a decidirem por um destino para prática de esportes de neve na América do Sul. Foram levantados três níveis de fatores, atributos do destino, consequência da experiência e valor pessoal, estruturando uma relação de causa/consequência entre os mesmos, sendo guiada pelo modelo da cadeia de meios-fim (Gutman, 1982). A pesquisa foi conduzida através da aplicação de um questionário online que constou com 427 respondentes, utilizando-se os dados de praticantes e não praticantes de esqui e snowboard. Os resultados demonstraram que os praticantes se preocupam mais sobre os atributos que cercam as escolhas dos destinos para suas viagens, se mostrando um público mais consciente em relação aos motivos que os conduzem a decidir por um certo destino. Já os não praticantes, apesar do interesse na prática esportiva de neve, existem barreiras que dificultam a inserção destes nos esportes. Espera-se que os resultados obtidos possam não apenas enriquecer o entendimento acadêmico, mas também fornecer subsídios práticos para o desenvolvimento de estratégias eficazes de promoção e comunicação, atendendo às demandas desse público.Snow sports tourism for Brazilians is a market that still lacks extensive research. This study employs the means-end chain model to identify the factors influencing the choices of Y and Z generations from Santa Catarina when deciding on a destination for snow sports in South America. Three levels of factors were examined: destination attributes, experience consequences, and personal values, establishing a cause-and-effect relationship guided by the means-end chain model (Gutman, 1982). The research involved an online questionnaire with 427 respondents, including both practitioners and non-practitioners of skiing and snowboarding. Results indicate that practitioners prioritize destination-related attributes in their travel choices, revealing a more conscientious audience regarding the factors influencing their destination decisions. On the other hand, non-practitioners, despite their interest in snow sports, face barriers that hinder their engagement. The obtained results are expected not only to enrich academic understanding but also to provide practical insights for the development of effective promotion and communication strategies to meet the demands of this audience.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252786
Data: 2023-12-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Eduardo_e_Gustavo.docx.pdf 1.350Mb PDF Visualizar/Abrir Trabalho de Curso Versão Final

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar