Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras

DSpace Repository

A- A A+

Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras

Show full item record

Title: Estereótipos e diferenças de gênero: uma análise acerca da autonomia e alfabetização financeiras
Author: Santos, Gisele dos
Abstract: Com a instabilidade no cenário econômico enfrentado pelas famílias brasileiras, baseado no contexto político e na instabilidade da inflação, ocorre a geração de desafios financeiros, comprometendo o poder de decisão e o bem-estar financeiro pessoal e familiar. A falta de preparo para imprevistos e a carência de alfabetização financeira emergem como fatores agravantes desse quadro, sendo que esta se refere a combinação de conhecimento, atitude e comportamento financeiros. Portanto, é fundamental compreender o comportamento, hábitos e costumes dos indivíduos em relação aos seus recursos, a fim de avaliar inclusive a autonomia financeira dos indivíduos. Além disso, também é essencial abordar a disparidade de gênero e os respectivos estereótipos associados às decisões financeiras, dada a vasta literatura que levanta questionamentos acerca das diferenças entre homens e mulheres. Diante desse contexto, o presente trabalho visou analisar as diferenças de gênero nos níveis de alfabetização e autonomia financeira. Busca-se, assim, identificar o nível de alfabetização financeira dos indivíduos, mensurar a sua autonomia financeira, a partir da perspectiva de autonomia reflexiva, emocional e funcional; além de investigar a presença de estereótipos de gênero na decisão financeira. Por meio da aplicação de um questionário online com 59 perguntas, foram obtidas 322 respostas válidas distribuídas entre os gêneros, que concederam respostas sobre perfil socioeconômico e demográfico, alfabetização financeira, estereótipo de gênero e autonomia financeira. Após análise dos dados através da estatística descritiva com auxílio do softwar Statistical Package for Social Sciences (SPSS), conclui-se que os níveis de alfabetização financeira, autonomia reflexiva e estereótipo de gênero são estatisticamente diferentes entre homens e mulheres. Diante dos resultados, o gênero masculino é mais alfabetizado financeiramente do que o feminino. Eles também possuem melhor autonomia reflexiva; embora ambos apresentem alto nível. Quanto à investigação da presença de estereótipo de gênero na decisão financeira, os dois grupos apresentaram diferenças estatísticas, sendo este menos presente no gênero feminino.With the instability in the economic scenario faced by Brazilian families, based on the political context and the instability of inflation, financial challenges are generated, compromising decision-making power and personal and family financial well-being. The lack of preparation for unforeseen events and the lack of financial literacy emerge as aggravating factors in this situation, which refers to the combination of financial knowledge, attitude and behavior. Therefore, it is essential to understand the behavior, habits and customs of individuals in relation to their resources, in order to even assess the financial autonomy of individuals. Furthermore, it is also essential to address gender disparity and the respective stereotypes associated with financial decisions, given the vast literature that raises questions about the differences between men and women. Given this context, the present work aimed to analyze gender differences in literacy levels and financial autonomy. The aim is, therefore, to identify the level of financial literacy of individuals, measure their financial autonomy, from the perspective of reflective, emotional and functional autonomy; in addition to investigating the presence of gender stereotypes in financial decisions. Through the application of an online questionnaire with 59 questions, 322 valid responses distributed between genders were obtained, which provided answers on socioeconomic and demographic profile, financial literacy, gender stereotype and financial autonomy. After analyzing the data using descriptive statistics with the help of the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, it was concluded that the levels of financial literacy, reflective autonomy and gender stereotype are statistically different between men and women. Given the results, males are more financially literate than females. They also have better reflective autonomy; although both present a high level. Regarding the investigation of the presence of gender stereotypes in financial decisions, the two groups showed statistical differences, with this being less present in the female gender.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252777
Date: 2023-11-04


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 1.972Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar