A recuperação econômica heterogênea em consequência do padrão de consumo: O papel do e-commerce observado em três estudos de caso

DSpace Repository

A- A A+

A recuperação econômica heterogênea em consequência do padrão de consumo: O papel do e-commerce observado em três estudos de caso

Show full item record

Title: A recuperação econômica heterogênea em consequência do padrão de consumo: O papel do e-commerce observado em três estudos de caso
Author: Ferreira, Kamila Menezes
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar como o crescimento das vendas digitais resulta na recuperação econômica heterogênea, fazendo uso de estudos de caso. Para tanto, optou-se por realizar estudos de caso selecionando empresas e-commerce para poder traçar paralelos entre os cenários nacionais e regionais. Para a compreensão deste fenômeno o estudo versa sobre os dados da economia e do padrão de consumo durante este período pandêmico (2020-2022) no nível macro, assim como no nível micro, por meio de três estudos de caso. Para se aproximar dos objetivos propostos para analisar os dados referentes ao e-commerce no período que antecedeu a pandemia, bem como no pós-pandemia, escolheu-se três lojas da Plataforma VTEX para a coleta de dados e análise. Os números das três empresas do estudo de caso também demonstraram que cada uma delas teve uma recuperação econômica diferenciada, e que estava diretamente ligada com a área de atuação. Ademais, o novo padrão de consumo observado especialmente na pandemia também influenciou os resultados do Carrefour, C&A e Pague Menos.This research aims to demonstrate how the growth of digital sales results in heterogeneous economic recovery, using case studies. Therefore, it was decided to carry out case studies selecting e-commerce companies in order to draw parallels between national and regional scenarios. To understand this phenomenon, the study deals with data on the economy and consumption pattern during this pandemic period (2020-2022) at the macro level, as well as at the micro level, through three case studies. In order to approach the proposed objectives to analyze the data referring to e-commerce in the period before the pandemic, as well as in the post-pandemic period, three stores of the VTEX Platform were chosen for data collection and analysis. The numbers of the three companies in the case study also showed that each one of them had a different economic recovery, and that it was directly linked to the area of ​​operation. In addition, the new consumption pattern observed especially in the pandemic also influenced the results of Carrefour, C&A and Pague Menos.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252655
Date: 2023-11-20


Files in this item

Files Size Format View
TCC_submeter_assinado.pdf 333.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar