A perspectiva da leitura do mundo feita pelas crianças antes da alfabetização

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A perspectiva da leitura do mundo feita pelas crianças antes da alfabetização

Mostrar registro completo

Título: A perspectiva da leitura do mundo feita pelas crianças antes da alfabetização
Autor: Medeiros, Bruna Quintana de
Resumo: O referido artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória com objetivo de refletir sobre a leitura do mundo vivenciada pelas crianças antes da alfabetização. Aborda sobre as existentes possibilidades do significado de leitura, enfatizando leituras cotidiana. Apresenta a condição da criança antes da alfabetização formal, destacando a evolução da criança e seus estágios de desenvolvimento até chegar ao momento da alfabetização, por tanto foram utilizados autores Jean Piaget, Lev Vygotsky, Maria Helena Martins, Peter L. Berger. Verifica os mediadores da leitura: família, escola, cultura, destacando a importância dos mesmos para o seu desenvolvimento com a leitura. Conclui que as possibilidades de leitura enriquecem o processo formativo para que as crianças se tornem cidadãos críticos, informados e formadores de opinião.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252637
Data: 2022-03-14


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Bruna de Medeiros.docx (1).pdf 171.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar