Criatividade e inovação aberta: diretrizes para uso do método Lego® Serious Play® em projetos

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Criatividade e inovação aberta: diretrizes para uso do método Lego® Serious Play® em projetos

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Title: Criatividade e inovação aberta: diretrizes para uso do método Lego® Serious Play® em projetos
Author: Ribeiro, Leandro Werner
Abstract: Ao observar o avanço da inovação, entende-se que existem diferentes tipos. Cada tipo de inovação requer dinâmicas distintas para seu fomento e sua aplicação. O design vem apoiando essas dinâmicas e ampliando sua atuação em cada um destes tipos e, nos processos de inovação aberta, não tem sido diferente. Tal tema tem se mostrado relevante nas áreas acadêmicas, visto o aumento dos números de projetos de pesquisa e extensão e o crescente volume de editais de apoio financeiro à inovação oriundos de órgãos de fomento à pesquisa. No mercado, nota-se também a crescente busca por inovação em diferentes setores empresariais. Em setores como a saúde, por exemplo, o investimento na área de inovação aberta aumentou significativamente. A 100 Open Startups aponta1 que, em 2021 no Brasil, 164 corporações no setor estabeleceram 501 parcerias comerciais com 207 empresas iniciantes ao longo do período analisado, evidenciando um notável incremento de 56% em comparação ao ano precedente. Diante deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: propor diretrizes para aplicação Lego® Serious Play® em projetos de inovação aberta. O método Lego® Serious Play® é uma abordagem participativa que utiliza peças de Lego para estimular a criatividade, a colaboração e a comunicação, permitindo que os participantes construam modelos físicos que representem conceitos e ideias. Como procedimento metodológico geral, utilizou-se a Design Science Research, por se entender que a abordagem se mostra adequada para ciência aplicada. Neste caso, o artefato construído, compreende as diretrizes para uso Lego® Serious Play® em projetos de inovação aberta. Para definir a classe de problemas, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Para o desenvolvimento do artefato, foram realizadas entrevistas com quatro representantes de diferentes empresas que utilizam a inovação aberta e, somadas as revisões de literaturas - assistemática e sistemática, definiram o artefato em seu estado funcional. A fundamentação teórica resultou em quatro eixos teóricos: Design 5.0; Criatividade e Negócios; Inovação Aberta; Lego® Serious Play®. Quanto ao cenário de inovação aberta, os resultados apontaram que processos oriundos do design e demais áreas afins, como modelos co-criativos e de fomento à equipes multidisciplinares, à criatividade e ao desenho do trabalho, podem auxiliar e configurar projetos de inovação aberta. Também como resultado, além do artefato em seu estado final, foram mapeadas as heurísticas de construção, entre elas: como os diferentes agentes de inovação devem participar do processo, como compreender o problema a ser explorado e ainda o papel do líder em processos de inovação aberta. Considera-se que, mediante à adaptações o artefato pode ser generalizado para contextos onde o design tende a ser mais participativo, como: laboratórios de inovação; processos de aprendizagem baseados em problemas (PBL); e na modelagem de negócios, principalmente em momentos preparatórios, para a sensibilização das equipes.Abstract: Observing the advancement of innovation, it is understood that there are different types. Each type of innovation requires distinct dynamics for its promotion and application. Design has been supporting these dynamics and expanding its role in each of these types, and in open innovation processes, it has not been different. This topic has proven to be relevant in academic areas, considering the increasing number of research and extension projects and the growing volume of calls for financial support for innovation from research funding agencies. In the market, there is also a growing demand for innovation in various business sectors. In sectors such as healthcare, for example, investment in open innovation has significantly increased. 100 Open Startups points out that in Brazil in 2021, 164 corporations in the sector established 501 commercial partnerships with 207 startups over the analyzed period, showing a remarkable increase of 56% compared to the previous year. In this context, this research has the general objective of proposing guidelines for the application of Lego® Serious Play® in open innovation projects. The Lego® Serious Play® method is a participatory approach that uses Lego pieces to stimulate creativity, collaboration, and communication, allowing participants to build physical models that represent concepts and ideas. As a general methodological procedure, Design Science Research was used, as it is considered suitable for applied science. In this case, the artifact built comprises the guidelines for using Lego® Serious Play® in open innovation projects. To define the problem class, a systematic literature review was conducted. For the development of the artifact, interviews were conducted with four representatives of different companies that use open innovation, and, combined with unsystematic and systematic literature reviews, the artifact was defined in its functional state. The theoretical foundation resulted in four theoretical axes: Design 5.0; Creativity and Business; Open Innovation; Lego® Serious Play®. Regarding the open innovation scenario, the results indicated that processes stemming from design and other related areas, such as co-creative models and support for multidisciplinary teams, creativity, and work design, can assist and shape open innovation projects. Also, as a result, in addition to the artifact in its final state, construction heuristics were mapped, including: how different innovation agents should participate in the process, how to understand the problem to be explored, and the role of the leader in open innovation processes. It is considered that, through adaptations, the artifact can be generalized to contexts where design tends to be more participatory, such as innovation labs, problem-based learning (PBL) processes, and business modeling, especially in preparatory moments for team sensitization.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252416
Date: 2023


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