Educação continuada dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina

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Educação continuada dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina

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Title: Educação continuada dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina
Author: Coutinho, Kênia Raupp
Abstract: Esta pesquisa propõe analisar os fatores motivacionais para a busca de educação continuada dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Esses profissionais são servidores públicos federais, com o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) como instrumento norteador para o seu desenvolvimento na carreira. Os planos de carreira apresentam as possibilidades de crescimento por meio da educação continuada e podem ser um dos fatores de motivação para sua realização. Acerca do PCCTAE, identificou-se uma possível limitação com relação à Progressão por Capacitação. Essa progressão é composta por 4 níveis, e é possível que o servidor atinja o último nível com 5 anos de trabalho. Sendo essa a progressão que visa estimular a educação continuada dos servidores por meio de atividades de capacitação, cursos de curta duração e participação em eventos, objetivou-se identificar quais seriam as motivações para a busca por educação continuada para esses profissionais para além dos incentivos previstos no PCCTAE. Esta pesquisa, de natureza descritiva e exploratória com aplicação de métodos mistos para coleta de dados, aplicou um questionário com 28 bibliotecários. Após, identificou-se os bibliotecários com o perfil desejado para a realização das entrevistas: profissionais que atingiram o último nível de progressão por capacitação; com mais de 5 anos de Instituição; e que concluíram cursos de pós-graduação. Entre os 28 bibliotecários, 21 deles tinham esse perfil. Entre esses 21 profissionais, foram selecionados 6 bibliotecários, sendo 1 de cada região de atuação do IFSC. Para análise dos dados quantitativos optou-se pela estatística descritiva. Para a análise dos dados qualitativos utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. As entrevistas foram transcritas para realização de uma análise dedutiva com base em duas categorias de fatores de motivação identificadas na literatura: fatores motivacionais intrínsecos e fatores motivacionais extrínsecos. Os resultados indicam que as motivações são distintas para as diferentes possibilidades de educação continuada. Para os cursos de pós-graduação os fatores de motivação extrínseco e intrínseco mais citados, são respectivamente salário e realização pessoal. Para as demais possibilidades de educação continuada, outros fatores de motivação exercem influência, os fatores intrínsecos aperfeiçoamento e autorrealização, e o fator extrínseco licença capacitação.Abstract: This research proposes to analyze the motivational factors for the search for continuing education of librarians at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina (IFSC). These professionals are federal public servants, with the Career Plan for Technical-Administrative Positions in Education (PCCTAE) as a guiding instrument for their career development. Career plans present possibilities for growth through continuing education and can be one of the motivating factors for achievement. Regarding PCCTAE, a possible limitation was identified in relation to Progression through Training. This progression is made up of 4 levels, and it is possible for the server to reach the last level after 5 years of work. This being the progression that aims to stimulate the continued education of employees through training activities, short courses and participation in events, the objective was to identify what would be the motivations for the search for continued education for these professionals, in addition to the incentives provided. at PCCTAE. This research, descriptive and exploratory in nature with the application of mixed methods for data collection, applied a questionnaire to 28 librarians. Afterwards, librarians with the desired profile for carrying out the interviews were identified: professionals who reached the last level of progression through training; with more than 5 years at the Institution; and who completed postgraduate courses. Among the 28 librarians, 21 of them had this profile. Among these 21 professionals, 6 librarians were selected, 1 from each region where IFSC operates. For the analysis of quantitative data, descriptive statistics were used. To analyze qualitative data, the Content Analysis technique was used. The interviews were transcribed to carry out a deductive analysis based on two categories of motivation factors identified in the literature: intrinsic motivational factors and extrinsic motivational factors. The results indicate that the motivations are different for the different possibilities of continuing education. For postgraduate courses, the most cited extrinsic and intrinsic motivation factors are salary and personal fulfillment, respectively. For other continuing education possibilities, other motivation factors exert influence, the intrinsic factors improvement and self-realization, and the extrinsic factor license training.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252225
Date: 2023


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