Desenvolvimento de competências para a função de ouvidor de uma Instituição Federal de Ensino Superior

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Desenvolvimento de competências para a função de ouvidor de uma Instituição Federal de Ensino Superior

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Title: Desenvolvimento de competências para a função de ouvidor de uma Instituição Federal de Ensino Superior
Author: Souza, Mirian Lovis de
Abstract: Representar os cidadãos e usuários dos serviços públicos é, sem dúvida, uma das principais funções do Ouvidor. No entanto, ao longo do estudo, outras responsabilidades foram identificadas, como a coleta de informações que podem nortear os gestores para ações assertivas. À medida que as competências requeridas para o cargo de Ouvidor são identificadas, torna-se possível propor trilhas de desenvolvimento e aprendizagem que, além de colaborar para o desenvolvimento dos servidores, contribuem para o crescimento da instituição. O objetivo geral da pesquisa apresentada nesta dissertação foi propor um modelo de desenvolvimento das competências requeridas para o cargo de Ouvidor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso, descritivo e aplicado, por meio de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa envolveu análise documental e bibliográfica, além da aplicação de entrevistas e questionários. A análise dos dados obtidos, realizada por meio da triangulação de dados, permitiu identificar as principais competências requeridas para a função de Ouvidor na UFFS. Os achados da pesquisa demonstraram potencial relevância no emprego do desenvolvimento por competências para a função estabelecida. Além disso, ficou claro que as ações da Ouvidoria estão diretamente ligadas à promoção da gestão da integridade na instituição. Com base nas competências identificadas, foi possível atingir o objetivo geral da pesquisa, que era propor um modelo de desenvolvimento por trilhas de aprendizagem para a função de Ouvidor na UFFS. O estudo considerou as especificidades das instituições federais de ensino superior (IFES) e suas ouvidorias. Por fim, a pesquisa contribuiu para a temática da gestão por competências e proporcionou uma visão da gestão universitária, pela ótica dos ouvidores, dos gestores e da própria ouvidoria institucional.Abstract: Representing citizens and users of public services is, without a doubt, one of the main functions of the Ombudsman. However, throughout the study, other responsibilities were identified, such as collecting information that can guide managers towards assertive actions. As the competencies required for the position of Ombudsman are identified, it becomes possible to propose development and learning paths that, in addition to contributing to the development of employees, contribute to the growth of the institution. The general objective of the research presented in this dissertation was to propose a model for developing the skills required for the position of Ombudsman at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS). To achieve this objective, a descriptive and applied case study was carried out, using a quantitative-qualitative research approach. The research involved documentary and bibliographic analysis, in addition to the application of interviews and questionnaires. The analysis of the data obtained, carried out through data triangulation, made it possible to identify the main skills required for the role of Ombudsman at UFFS. The research results revealed relevance in the use of competency-based development for the specific function. Furthermore, it was clear that the Ombudsman's actions are directly linked to promoting integrity management in the institution. Based on the competencies identified, it was possible to achieve the general objective of the research, which was to propose a development model through learning paths for the role of Ombudsman at UFFS. The study specifically focuses on the specificities of federal higher education institutions (IFES) and their ombudsman offices. Finally, research contributed to the theme of management by competencies and provided a vision of university management, from the perspective of ombudsmen, managers and the institutional ombudsman itself.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252073
Date: 2023


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