Intervenções na educação física escolar com crianças e adolescentes para o apoio de necessidades psicológicas básicas e regulações motivacionais autodeterminadas: uma revisão sistemática da literatura

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Title: Intervenções na educação física escolar com crianças e adolescentes para o apoio de necessidades psicológicas básicas e regulações motivacionais autodeterminadas: uma revisão sistemática da literatura
Author: Alves, Julianne Fic
Abstract: Introdução: O processo de condução das aulas de Educação Física pode ser capaz de suprir ou frustrar as necessidades psicológicas básicas e influenciar as qualidades motivacionais dos estudantes. Para isso, é importante conhecer estratégias de intervenção que levem em consideração as necessidades psicológicas dos alunos. Objetivo: Investigar o efeito das intervenções motivacionais no contexto da Educação Física nas necessidades psicológicas básicas e regulações motivacionais escolares de crianças e adolescentes. Método: Trata-se de uma revisão sistemática e meta-análise. As bases de dados pesquisadas foram Psyinfo, SPORTDiscus, Scopus e PubMed. Foram incluídos estudos quantitativos, com intervenções baseadas na Teoria da Autodeterminação nas aulas de Educação Física, com grupo controle com medidas pré e pós teste, com alguma medida de suporte das necessidades psicológicas básicas dos escolares ou dos pares nas aulas de Educação Física com crianças e/ou adolescentes. Os critérios de exclusão foram: estudos com desenhos observacionais, transversais e qualitativos, populações clínicas e não ser um texto na língua inglesa. Os desfechos analisados foram: satisfação, suporte e frustração de competência, autonomia e vínculo, regulações motivacionais (amotivação, regulação introjetada, regulação externa, regulação identificada e motivação intrínseca), motivação autônoma, SDI, motivação controlada e percepção de controle. Os procedimentos meta-analíticos dos desfechos foram realizados através do RStudio (versão 4.1.2) e incluíram um cálculo de estimativas de efeitos combinados, teste de heterogeneidade e análise de risco de viés (ferramenta Cochrane) com análise de moderação para risco de viés e desenho do estudo. Resultados: A partir da busca inicial de 32.316 estudos foram extraídos 37 estudos para a revisão sistemática e 36 estudos foram meta-analisados. O tamanho de efeito foi calculado a partir do Hedges G. As intervenções motivacionais nas aulas de Educação Física apresentaram efeito significativo para Satisfação de Competência (g= 0.36, IC 95% = 0,14 a 0,6) e Frustração de Competência (g= -0,44, IC 95% = - 0.67 a -0.21) dos estudantes, não havendo efeito para os demais desfechos. Conclusão: Conclui-se que intervenções motivacionais apoiadas na Teoria da Autodeterminação, no contexto da Educação Física escolar, apoia a necessidade psicológica básica de competência e diminui a percepção de frustração de competência dos estudantes. No entanto, não altera as regulações motivacionais.Abstract: Introduction: The process of conducting Physical Education classes can either fulfill or frustrate students' basic psychological needs and influence their motivational qualities. Therefore, it is important to understand intervention strategies that take into account students' psychological needs. Objective: To investigate the effect of motivational interventions in the context of Physical Education on the basic psychological needs and motivational regulations of children and adolescents. Method: This study is a systematic review and meta-analysis. The searched databases included Psyinfo, SPORTDiscus, Scopus, and PubMed. Quantitative studies were included, with interventions based on Self-Determination Theory in Physical Education classes, with a control group and pre-test and post-test measures, assessing the support of students' basic psychological needs or peer support in Physical Education classes with children and/or adolescents. Exclusion criteria were: observational, cross-sectional, and qualitative designs, studies involving clinical populations, and non-English language texts. The outcomes analyzed were: satisfaction, support, and frustration of competence, autonomy, and relatedness, motivational regulations (amotivation, introjected regulation, external regulation, identified regulation, and intrinsic motivation), autonomous motivation, SDI, controlled motivation, and perception of control. Meta-analytical procedures for the outcomes were performed using RStudio (version 4.1.2) and included the calculation of combined effect estimates, heterogeneity tests, and bias risk analysis (Cochrane tool) with moderation analysis for risk of bias and study design. Results: From the initial search of 32,316 studies, 37 studies were extracted for the systematic review, and 36 studies were included in the meta-analysis. Effect sizes were calculated using Hedges G. Motivational interventions in Physical Education classes showed a significant effect on Competence Satisfaction (g= 0.36, 95% CI = 0.14 to 0.6) and Competence Frustration (g= -0.44, 95% CI = -0.67 to -0.21) of students, with no effect on the other outcomes. Conclusion: It can be concluded that motivational interventions based on Self-Determination Theory in the context of school Physical Education support students' basic psychological need for competence and reduce their perception of competence frustration. However, they do not alter motivational regulations.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252047
Date: 2023


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