A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC

Mostrar registro completo

Título: A TIRANIA DO CONTROLE CORPORAL: uma análise das concepções de corpos na produção de pesquisa apresentadas em TCCs no curso de licenciatura em Educação Física da UFSC
Autor: Sabrina, Rodrigues Nunes
Resumo: A medicalização é definida como um processo de transformação de questões sociais em patologias. Desse modo, considera-se como alvo da medicina questões de natureza política, econômica, social e cultural. Há um endereçamento de certos estudantes ao consumo de medicamentos para que “ajustem” seus modos de ser, aprender e se comportar na escola. Esse movimento nos convoca a problematizar de que maneira a Educação Física na formação acadêmica dos futuros professores, tem produzido a concepção de corpo. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as monografias produzidas, que indicam um debate referente às concepções de corpo no contexto escolar, incidindo sobre as práticas da disciplina, no curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No período de 2015 a 2021, iniciou-se o trabalho de balanço de produção para compreender quais concepções de corpos têm sido enfatizadas nas escolas. Para tanto, realizou-se, em primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica no Repositório Institucional da UFSC. Em seguida, buscou-se identificar o que as pesquisas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) têm discutido acerca da relação entre a concepção de corpo e a Educação Física no contexto educacional. Por fim, analisou-se as maneiras que a Educação Física tem compreendido o corpo e como estas concepções influenciam nas práticas pedagógicas do próprio campo. O recorte temporal escolhido está relacionado com o lançamento da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition, DSM-5), em maio de 2013, nos EUA. A importância desse marco reside no período necessário para que profissionais e pesquisadores se familiarizem com a nova edição e para que as análises e estudos relacionados a ela comecem a ser publicados. Como resultado da pesquisa, foram analisadas categorias que puderam auxiliar nesse processo de estudo é importante destacar que houve uma tentativa de rompimento com os paradigmas nos estudos sobre o ponto de vista do estudante-escritor, mas nota-se que esta mudança ainda está em estágios iniciais no contexto universitário. Assim, o debate sobre a concepção corporal se faz essencial, pois influencia diretamente na forma como as pessoas se percebem e interagem com o mundo ao seu redor. Além disso, essa discussão é crucial para a promoção de uma saúde mental e física equilibrada, bem como para combater estereótipos prejudiciais e padrões inatingíveis de beleza. Portanto, ao abordar a concepção corporal de maneira aberta e informada, é possível promover uma sociedade mais inclusiva, e consciente a partir da reflexão sobre a formação dos futuros docentes, no sentido de construir conhecimentos que possam romper com a lógica hegemônica, organicista e tecnicista que serviu de base para a formação de professores de Educação Física e que ainda se apresenta com ênfase em muitas práticas.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252003
Data: 2023-10-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Sabrina_Nunes..pdf 625.8Kb PDF Visualizar/Abrir TCC_Sabrina_Nunes

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar