Title: | Literacia para a saúde e em saúde bucal de professores em um município catarinense |
Author: | Morais, Bruna Pinto de |
Abstract: |
Esse estudo teve como objetivo estimar o grau de literacia para a saúde e de literacia em saúde bucal de professores vinculados à educação infantil e ensino fundamental inicial. Trata-se de um estudo transversal, do tipo survey, em um município do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, com o universo de escolas públicas municipais, estaduais e assistenciais. Participaram os professores da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais. Foram aplicados os questionários de literacia para a saúde Health Literacy Europe Survey (HLS-EU-Q16) e de literacia em saúde bucal Health Literacy in Dentistry Scale (HeLD-14), compondo o questionário que ainda continha dados sociodemográficos, aspectos de formação profissional e atividades educativas na área da saúde, entre os meses de novembro de 2022 a maio de 2023. Foi realizada análise estatística descritiva, com frequência absoluta e relativa no software Excel. Em relação à literacia para a saúde, maior número de professores considerou fácil obter ajuda especializada quando estão doentes (89,3%), compreender o que o médico diz (86,8%), seguir as instruções do médico/farmacêutico (89,3%) e entender por que precisa de exames de saúde (96,7%). A literacia em saúde bucal atingiu valor médio de 3,56 (+/-0,32), numa escala de 0 a 4. As maiores médias foram obtidas nos itens sobre entendimento de informações escritas fornecidas pelo dentista (3,85+/-0,40) ou em folhetos 3,83(0,44) e saber o que precisa fazer para consultarem o dentista 3,84(+/-0,39). Os professores demonstraram alto grau de literacia para a saúde e em saúde bucal. Estima-se que esses resultados tenham potencial para influenciar positivamente a saúde dos professores, bem como, repercutir nas ações de educação realizadas por eles para promoção de comportamentos saudáveis dos seus alunos e toda comunidade escolar. This study aimed to estimate the degree of health literacy and oral health literacy of teachers linked to early childhood education and primary education. This is a cross-sectional study, of the websurvey type, in a municipality in Alto Vale do Itajaí, in Santa Catarina, with the universe of municipal, state and welfare public schools. Early chil-dhood education and elementary school teachers participated. The health literacy ques-tionnaires Health Literacy Europe Survey (HLS-EU-Q16) and the oral health literacy Health Literacy in Dentistry Scale (HeLD-14) were applied, composing the questionnai-re that also contained sociodemographic data, aspects of professional training and edu-cational activities in the area of health, between the months of November 2022 and May 2023. Descriptive statistical analysis was performed, with absolute and relative frequen-cy in Excel software. In relation to health literacy, a greater number of teachers conside-red it easy to get specialized help when they are sick (89.3%), understand what the doc-tor says (86.8%), follow the doctor/pharmacist's instructions (89, 3%) and understand why they need health checks (96.7%). Oral health literacy reached an average value of 3.56 (+/-0.32), on a scale of 0 to 4. The highest averages were obtained in the items about understanding written information provided by the dentist (3.85+/-0.40) or in leaflets 3.83(0.44) and knowing what you need to do to consult the dentist 3.84 (+/-0.39). It is estimated that these results have the potential to positively influence the health of teachers, as well as having an impact on the educational actions carried out by them to promote healthy behaviors among their students and the entire school commu-nity. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Odontologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251992 |
Date: | 2023-10-20 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC Bruna Pinto de Morais.pdf | 2.984Mb |
View/ |