O ensino de português como língua adicional com base na abordagem de letramento: análise de uma experiência pedagógica na costa do marfim

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O ensino de português como língua adicional com base na abordagem de letramento: análise de uma experiência pedagógica na costa do marfim

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Lucena, Maria Inêz Probst
dc.contributor.author Johouli, Armel Patricia Dally
dc.date.accessioned 2023-11-13T23:27:18Z
dc.date.available 2023-11-13T23:27:18Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 384777
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251912
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract Esta tese trata do registro crítico de uma experiência pedagógica, como forma de propor uma abordagem de ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para o Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos, Seção Português (DEILA/Português), na Universidade Felix Houphouët-Boigny. O objetivo geral do trabalho é repensar o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) na Costa do Marfim, com base nos conceitos de letramento e gêneros discursivos, a partir de uma investigação etnográfica. A experiência pedagógica proposta, tendo por base um trabalho etnográfico, foi realizada mediante desenvolvimento de um projeto piloto de forma virtual cujos participantes eram alunos do DEILA/Português e pessoas interessadas por português, mas que não fazem parte do DEILA/Português. As atividades desenvolvidas no projeto buscaram contemplar as necessidades e anseios dos participantes, que foram identificados mediante aplicação de um questionário via Google Forms e entrevistas grupais via Google Meet. Todas as atividades realizadas foram baseadas em temas bem definidos, guiadas por um roteiro e uma moderadora, a própria pesquisadora, e tiveram como resultado o desenvolvimento de habilidades linguísticas, comunicativas e interculturais da parte dos participantes.
dc.description.abstract Abstract: This thesis deals with the critical record of a pedagogical experience to propose an approach to teaching Portuguese as an Additional Language (PLA) for the Department of Iberian and Latin American Studies, Portuguese Section (DEILA/Portuguese), at the University Felix Houphouët-Boigny. The general objective of the work is to rethink the teaching of Portuguese as an Additional Language (PLA) in Ivory Coast, based on the concepts of literacy and discourse genres, from an ethnographic investigation. The proposed pedagogical experience, based on an ethnographic work, was carried out by developing a pilot project in a virtual way whose participants were students of DEILA/Portuguese and people interested in Portuguese, but who are not part of DEILA/Portuguese. The activities developed in the project sought to address the needs and desires of the participants, which were identified through the application of a questionnaire via Google Forms and group interviews via Google Meet. All activities were based on well-defined themes, guided by a script and a moderator, who was the investigator, and resulted in the development of linguistic, communicative and intercultural skills on the part of the participants. en
dc.format.extent 407 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification Língua portuguesa
dc.subject.classification Letramento
dc.subject.classification Política linguística
dc.title O ensino de português como língua adicional com base na abordagem de letramento: análise de uma experiência pedagógica na costa do marfim
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Bogny, Joseph Yapo


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