Proposta de integração da gestão por processos com a gestão por competências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

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Proposta de integração da gestão por processos com a gestão por competências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

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Title: Proposta de integração da gestão por processos com a gestão por competências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
Author: Orviedo, Schirley Kammers
Abstract: A administração pública está diante de uma necessidade urgente e clara de adotar modelos de gestão modernos, ágeis e integrados. Com isso, dois novos modelos de gestão estão ganhando espaço no serviço público brasileiro: a Gestão por Processos e a Gestão por Competências. No entanto, pouco se sabe sobre a integração desses modelos, principalmente no ambiente dos institutos federais, como é o caso do IFSC. Diante disso, este estudo teve como objetivo identificar as contribuições da Gestão por Processos para a Gestão por Competências no IFSC. Após consultas realizadas nos últimos Relatórios de Gestão do IFSC, a instituição ainda não conseguiu vincular plenamente as competências aos processos de trabalho, uma vez que a meta estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente era atingir 100% de integração até 2024. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo descritivo, qualitativo, aplicado e dedutivo. Os instrumentos de coleta de dados incluíram pesquisa bibliográfica, documental, observações e entrevistas semiestruturadas com oito servidores que atuam nas áreas de competências e processos do IFSC. A análise dos dados resultou na identificação de 23 contribuições para a Gestão por Competências, sendo 11 provenientes dos entrevistados da área de processos e 12 da área de competências. Posteriormente, as contribuições foram agrupadas, levando a sete contribuições finais. Estas incluem: a importância da clareza e organização do trabalho; a padronização e uniformização dos processos; a socialização de informações; a visão sistêmica e cooperação interdepartamental; a gestão reativa e a dificuldade no alinhamento estratégico; questões legais; e, como capacitações mais assertivas. O estudo enfoca a relevância de ambos os modelos de gestão e destaca a sinergia da Gestão por Processos para a Gestão por Competências, permitindo que os servidores do IFSC compreendam como os processos afetam suas competências. Adicionalmente, o estudo propõe a incorporação da avaliação das competências para os processos nas de desempenho dos servidores, uma prática que poderá ser replicada em outras instituições públicas de ensino. Isso visa promover uma administração pública mais estratégica, orientada para resultados, transparente e ágil na tomada de decisões.Abstract: Public administration is facing an urgent and clear need to adopt modern, agile and integrated management models. As a result, two new management models are gaining ground in the Brazilian public service: process management and competency management. However, little is known about the integration of these models, especially in the context of federal institutes, such as IFSC. In light of this, this study aimed to identify the contributions of Processes Management to Competency Management at IFSC. After reviewing the lastese Management Reports from IFSC, it was found that the institution has not fully linked competencies to work processes, as the goal set in the current Institutional Development Plan (IDP) was to achieve 100% integration by 2024. The research was conducted through a descriptive, qualitative, applied, and deductive study. Data collection instruments included bibliographic research, documentary research, observation, and semi-structured interviews with eight employees working in competency and process areas at IFSC. Data analysis resulted in the identification of 23 contributions to competency management, with 11 coming from interviewees in the process area and 12 from the competency area. Subsequently, the contributions were grouped into seven final contributions, whitch include the importance of clarity and organization of work, process standardization and uniformity, information sharing, systemic thinking and interdepartmental cooperation, reactive management, challenges in strategic alignment, legal issues, and more targeted training. The study emphasizes the relevance of both management models and highlights the synergy between processes management and competency management, allowing IFSC employees to understand how processes affect their competencies. Additionally, the study proposes the incorporation os competency assessment for process in employee performance evaluations, a practice that can be replicated in other public educational institutions. This aims to promete a more strategic, results-oriented, transparent, and agile public administration in decision-making.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251848
Date: 2023


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