Title: | Conflitos sobre as questões de gênero no currículo escolar: o caso da cidade de Governador Valadares (MG) |
Author: | Oliveira, Renata Greco de |
Abstract: |
O objetivo da pesquisa é pensar conflitos e disputas no campo político-educacional na elaboração dos planos governamentais que normatizam os currículos escolares no período de 2014 a 2025, e projetos de ataques às pautas de gênero nesses currículos, em um cenário historicamente construído. Em um diálogo entre o local e o global o estudo teve como foco o caso específico desses acontecimentos na cidade de Governador Valadares (MG). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interdisciplinar, amparada em estudos feministas e de gênero, estudos sobre currículo e políticas públicas em educação, e em um estudo sobre a história da cidade de Governador Valadares, desde a colonização tardia de seu território, atravessada pelas questões de gênero. Os instrumentos para coleta de dados de campo foram a realização de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa. Problematizou-se a viabilidade e os espaços de uma educação feminista em Governador Valadares e encontrou-se resistências em professoras feministas, mas também o medo que surge do pânico moral disseminado por religiões e grupos políticos conservadores e patriarcais. A leitura dos conflitos na câmara municipal em 2015 e 2019 trouxe a materialização da compreensão do currículo como um campo de disputas e suas implicações político-ideológicas. Os estudos revelaram a cultura conservadora local, o que levou a uma leitura de gênero na perspectiva decolonial. Concluiu-se que a colonialidade presente na cultura conservadora da cidade trouxe, por meio do legislativo municipal, a censura aos currículos, as dificuldades para o desenvolvimento de uma educação feminista, o medo e os desafios a professoras e professores que fazem a resistência progressista na educação do município. Abstract: The objective of the research is to think about conflicts and disputes in the political-educational field in the elaboration of government plans that regulate school curricula in the period from 2014 to 2025, and projects of attacks on gender guidelines in these curricula, in a historically constructed scenario. In a dialogue between the local and the global, the study focused on the specific case of these events in the city of Governador Valadares (MG). This is a qualitative, interdisciplinary research, supported by feminist and gender studies, studies on curriculum and public policies in education, and a study on the history of the city of Governador Valadares, since the late colonization of its territory, crossed by gender issues. The instruments for collecting field data were semi-structured interviews and conversation circles. The viability and spaces of a feminist education in Governador Valadares were problematized and resistance was found in feminist teachers, but also the fear that arises from the moral panic spread by religions and conservative and patriarchal political groups. The reading of the conflicts in the city council in 2015 and 2019 brought the materialization of the understanding of the curriculum as a field of disputes and its political-ideological implications. The studies revealed the local conservative culture, which led to a gender reading in the decolonial perspective. It was concluded that the coloniality present in the conservative culture of the city brought, through the municipal legislature, the censorship of the curricula, the difficulties for the development of a feminist education, the fear and the challenges to teachers who make the progressive resistance in the municipal education. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251843 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PICH0277-T.pdf | 2.586Mb |
View/ |