A sociologia no Brasil, os livros didáticos e o direito: estudo a partir de Pontes de Miranda (1892-1979) e seu Manual de Sociologia Geral (1926)

DSpace Repository

A- A A+

A sociologia no Brasil, os livros didáticos e o direito: estudo a partir de Pontes de Miranda (1892-1979) e seu Manual de Sociologia Geral (1926)

Show full item record

Title: A sociologia no Brasil, os livros didáticos e o direito: estudo a partir de Pontes de Miranda (1892-1979) e seu Manual de Sociologia Geral (1926)
Author: Engerroff, Ana Martina Baron
Abstract: Esta pesquisa tem como tema central a relação entre o Direito e a Sociologia na constituição da Sociologia no Brasil, tomando como estudo de caso a trajetória de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (1892-1979) e a publicação de sua obra ?Sociologia Geral?, em 1926. Considera-se que, a partir deste autor, é possível compreender a dinâmicas de recondução do jurista para o sociólogo nas primeiras décadas do século XX, no qual o manual didático passa a ser objeto simbólico para o reconhecimento de autoridade para a nova ciência em desenvolvimento no país. Tomando os livros didáticos como objetos ímpares para compreender a dinâmica da constituição da Sociologia no Brasil, esta pesquisa dedicou-se a estabelecer uma metodologia de análise dos manuais didáticos, bem como localiza-los na história da Sociologia no Brasil, compreendendo-os como um capital cultural e simbólico. Com a abordagem baseada nos pressupostos teóricos e metodológicos de P. Bourdieu, investigou-se a relação da Sociologia com o Direito, notadamente pelos documentos e currículos escolares desses. Ademais, por meio dos intelectuais formados em Direito e que se dedicaram à produção dos livros escolares de Sociologia, buscou-se reforçar quais os caminhos de convergência entre esses dois campos do conhecimento. Por fim, analisando a trajetória e o livro de sociologia de Pontes de Miranda, foi possível reconhecer o papel exercido pelo mesmo para a introdução da Sociologia no país.Abstract: The core theme this research is the relationship between Law and Sociology in the constitution of Sociology in Brazil, taking as a case study the trajectory of Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (1892-1979) and the publication of his work ?Sociologia Geral?, in 1926. From his life and work, it might be possible to understand the dynamics of conversion from jurists to sociologists in the first decades of the twentieth century, in which the didactic manual assumes a symbolic role in establishing authority and recognition for the emerging field of science in the country. Examining textbooks as distinct objects to understand the dynamics of the constitution of Sociology in Brazil, this study was dedicated to establishing a methodology for analyzing textbooks, as well as locating them in the history of Sociology in Brazil, understanding them as a cultural and symbolic capital. With a foundation in P. Bourdieu's theoretical and methodological principles, the research investigated the relationship between Sociology and Law, notably through their documents and school curricula. Moreover, through Law-trained intellectuals, who dedicated themselves to the production of schoolbooks of Sociology, the study sought to reinforce the paths of convergence between these two fields of knowledge. Finally, analyzing Pontes de Miranda's trajectory and sociology book, it was possible to recognize the role he played in the introduction of Sociology in the country.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251755
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PSOP0745-T.pdf 3.672Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar