O espetáculo como regime de verdade: a discursivização do hiv na dramaturgia musical brasileira

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O espetáculo como regime de verdade: a discursivização do hiv na dramaturgia musical brasileira

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Silva, Daniel do Nascimento e
dc.contributor.author Nunes, Arthur Vinicius Anorozo
dc.date.accessioned 2023-10-27T23:15:01Z
dc.date.available 2023-10-27T23:15:01Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 384374
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251692
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract Este trabalho trata dos discursos sobre o hiv e a aids anunciados a partir do campo da arte. O objetivo é verificar o modo como a dramaturgia musical produzida no Brasil atualmente institui novos regimes de verdade por meio da veiculação de diferentes discursos sobre o HIV e a aids. Propõe-se a discussão de como aquilo que é nomeado como uma arqueogenealogia, em Foucault, pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de análise de discursos, uma vez que as noções de verdade absoluta, história universal, movimento linear e contínuo, início e fim, são descartadas para dar lugar à ideia do pensamento como algo produzido a partir de condições históricas específicas. Foi realizada uma entrevista com Rafa Miranda, compositor das músicas executadas nos musicais lembro todo dia de você e Brenda Lee. Em conjunto com essa entrevista, foram analisados ??os discursos veiculados em ambas as peças. As análises discursivas permitiram compreender modos situados de produção de subjetividade daqueles que vivem com o HIV e que encontram na arte um modo de resistência e de subjetivação possível.
dc.description.abstract Abstract: This thesis works with discourses about hiv and aids formulated from the artistic field of the musical theatre. It aims to analyze how musical theatre produced in Brazil institutes a new regime of truth through the spread of discourses about hiv and aids. It is proposed a discussion about the notion of archaeology according Foucault as a tool for uncovering alternative histories of systems of knowledge. Rafa Miranda, the songwriter who composed the soundtrack of both plays, Lembro todo dia de você and Brenda Lee e o palácio das princesas, analyzed in this work, was interviewee. It was also analyzed the discourses from the screenplay. The analyses showed specific ways of subjectivity production from those who live with hiv and who see art as a form of resistance. en
dc.format.extent 144 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification HIV (Vírus)
dc.subject.classification Biopolítica
dc.subject.classification Dramaturgia
dc.title O espetáculo como regime de verdade: a discursivização do hiv na dramaturgia musical brasileira
dc.type Tese (Doutorado)


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