O espetáculo como regime de verdade: a discursivização do hiv na dramaturgia musical brasileira
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Silva, Daniel do Nascimento e |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Arthur Vinicius Anorozo |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-27T23:15:01Z |
|
dc.date.available |
2023-10-27T23:15:01Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
384374 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251692 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023. |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho trata dos discursos sobre o hiv e a aids anunciados a partir do campo da arte. O objetivo é verificar o modo como a dramaturgia musical produzida no Brasil atualmente institui novos regimes de verdade por meio da veiculação de diferentes discursos sobre o HIV e a aids. Propõe-se a discussão de como aquilo que é nomeado como uma arqueogenealogia, em Foucault, pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de análise de discursos, uma vez que as noções de verdade absoluta, história universal, movimento linear e contínuo, início e fim, são descartadas para dar lugar à ideia do pensamento como algo produzido a partir de condições históricas específicas. Foi realizada uma entrevista com Rafa Miranda, compositor das músicas executadas nos musicais lembro todo dia de você e Brenda Lee. Em conjunto com essa entrevista, foram analisados ??os discursos veiculados em ambas as peças. As análises discursivas permitiram compreender modos situados de produção de subjetividade daqueles que vivem com o HIV e que encontram na arte um modo de resistência e de subjetivação possível. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This thesis works with discourses about hiv and aids formulated from the artistic field of the musical theatre. It aims to analyze how musical theatre produced in Brazil institutes a new regime of truth through the spread of discourses about hiv and aids. It is proposed a discussion about the notion of archaeology according Foucault as a tool for uncovering alternative histories of systems of knowledge. Rafa Miranda, the songwriter who composed the soundtrack of both plays, Lembro todo dia de você and Brenda Lee e o palácio das princesas, analyzed in this work, was interviewee. It was also analyzed the discourses from the screenplay. The analyses showed specific ways of subjectivity production from those who live with hiv and who see art as a form of resistance. |
en |
dc.format.extent |
144 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Linguística |
|
dc.subject.classification |
HIV (Vírus) |
|
dc.subject.classification |
Biopolítica |
|
dc.subject.classification |
Dramaturgia |
|
dc.title |
O espetáculo como regime de verdade: a discursivização do hiv na dramaturgia musical brasileira |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar