Assistente virtual baseado em conhecimento no apoio a estudantes de curso de pós-graduação

DSpace Repository

A- A A+

Assistente virtual baseado em conhecimento no apoio a estudantes de curso de pós-graduação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
dc.contributor.author Rosa, Lodacir Rodrigo Silva da
dc.date.accessioned 2023-10-27T23:14:57Z
dc.date.available 2023-10-27T23:14:57Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 384364
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251684
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract O trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Assistente Virtual baseado em conhecimento, aplicado ao atendimento de demandas administrativas provindas de alunos de curso de pós-graduação. A metodologia adotada para Design Science Research (DSR). Partindo das revisões de literatura, foi possível identificar as principais ferramentas de chatbot utilizadas na solução de problemas no meio acadêmico existente. Para a modelagem do conhecimento, foram realizadas entrevistas agregadas a outras técnicas de modelagem do conhecimento e coleta de dados, tornando possível o desenvolvimento de uma ontologia, que foi incorporada a um sistema de chatbot baseado em interesse, viabilizando assim, o Assistente Virtual. Com o propósito de avaliação, o artifício foi disponibilizado para o uso pela comunidade acadêmica, onde foram apresentados recursos, podendo ser aplicado a diversos setores como acadêmico, administrativo, marketing, produção, entre outros, permitindo também a atualização e a inclusão de novos conhecimentos de forma constante. Os testes realizados apontaram um bom desempenho na interação do usuário para com o Assistente Virtual, e na assertividade das respostas fornecidas pelo Assistente Virtual para o usuário.
dc.description.abstract Abstract: The objective of the work is to develop a knowledge-based Virtual Assistant, applied to meeting administrative demands from postgraduate students. The methodology adopted was Design Science Research (DSR). Based on literature reviews, it was possible to identify the main chatbot tools used to solve existing problems in academia. For knowledge modeling, interviews were carried out combined with other knowledge modeling and data collection techniques, making it possible to develop an ontology, which was incorporated into a chatbot system based on intentions, thus enabling the Virtual Assistant. For the purpose of evaluation, the artifact was made available for use by the academic community, where it presented versatility, being able to be applied to different sectors such as academic, administrative, marketing, production, among others, also allowing the updating and inclusion of new domains of knowledge constantly. The tests carried out showed good performance in the user's interaction with the Virtual Assistant, and in the assertiveness of the responses provided by the Virtual Assistant to the user. en
dc.format.extent 110 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento
dc.subject.classification Planejamento do campus
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Inteligência artificial
dc.subject.classification Ontologia
dc.title Assistente virtual baseado em conhecimento no apoio a estudantes de curso de pós-graduação
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Ramos, Vinicius Faria Culmant


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0784-D.pdf 2.190Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar