Carreira dos Presidentes de Assembleias Legislativas (1983-2020)

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Carreira dos Presidentes de Assembleias Legislativas (1983-2020)

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Title: Carreira dos Presidentes de Assembleias Legislativas (1983-2020)
Author: Silva, Leonardo Trentin
Abstract: O projeto de pesquisa tem por objetivo identificar padrões de comportamento institucional no cargo de presidente das Assembleias Legislativas (ALs). Empregando-se uma metodologia comparada, o projeto analisou o modus operandi interno de cada casa legislativa no país e como as progressões das carreiras dos presidentes de ALs variam em cada estado da Federação. O objetivo geral do projeto foi entender de que forma os presidentes de Assembleias Legislativas se inserem como atores do sistema político brasileiro e se há padrões de comportamento legislativo variados ao longo das unidades federativas brasileiras. O objetivo específico foi montar um banco de dados sobre o perfil de cada presidente dos legislativos estaduais desde a legislatura que se iniciava em 1983, que corria em paralelo aos mandatos dos primeiros governadores eleitos por sufrágio direto desde o período militar. Estes dados incluíam tanto elementos da vida pretérita ao posto legislativo, como elementos das suas carreiras parlamentares e políticas posteriores à ocupação da presidência das Assembleias Legislativas. Por exemplo, era de nosso interesse conhecer a formação dos deputados que ascenderam à presidência, quanto tempo serviram no legislativo estadual antes de o presidirem e se participaram de comissões ou lideranças das bancadas. Na mesma senda, procurou-se entender por quanto tempo os parlamentares permanecem na presidência das Assembleias em cada estado e para quais cargos concorreram nos pleitos imediatamente seguintes ao seu mandato, ou se foram elevados a cargos nos Tribunais de Contas. Em uma segunda fase do projeto, estimava-se proceder à análise desses dados por meio do sistema operacional logístico R, para formular respostas à hipótese contemplada. Outro objetivo específico do projeto era a sofisticação do aprendizado de metodologia empírica do aluno bolsista. Para isso, foi feita a leitura de obras em metodologia quantitativa e a matrícula na disciplina CSO7506, ministrada pelo professor orientador. Ademais, a capacitação do bolsista no uso sistema R para estatística em ciências sociais se deu por meio da adesão ao grupo de estudos associado ao NECIP (Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas). Em que pese não ter sido possível a conclusão integral deste ciclo, a minha experiência com a iniciação científica foi extremamente positiva. A pesquisa do professor Luís Felipe da Graça me motivou sobremaneira a contemplar a política estadual como coluna estruturante do sistema político brasileiro. Também foi através do PIBIC junto ao professor Luís Felipe que eu desenvolvi minhas habilidades em levantamento e análise de dados empíricos.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Humanas. Departamento de Sociologia e Ciência Política.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251313
Date: 2023


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