Iniciativas da Unesco em prol da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável: impactos sobre a educação
Author:
Olska, Bruno Augusto
Abstract:
Em continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos três últimos anos, esta pesquisa avança nas análises dos delineamentos teórico-práticos de Organismos Internacionais para a educação, a partir das noções de “economia criativa” e “desenvolvimento sustentável”. Se nos últimos anos centramos nossos estudos na CEPAL e no BID, desta vez nosso foco de análise foi a UNESCO. Na leitura de documentos oficiais deste órgão da ONU, buscamos suas propostas atuais para a educação mundial e sua relação com a noção de desenvolvimento sustentável, principalmente. Para tal, apresenta-se a UNESCO numa perspectiva histórica a fim de compreender adequadamente o papel deste organismo no escopo internacional. Por meio disso, aponta-se a UNESCO como mais um organismo internacional que segue uma tendência de adoção de discursos sociais-liberais para a perpetuação do neoliberalismo, mas que resguarda suas especificidades decorrentes de sua estrutura e desenvolvimento histórico.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Educação
Pedagogia