LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar

DSpace Repository

A- A A+

LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar

Show full item record

Title: LABTAE CA/UFSC: Tecnologia Assistiva e Ergonomia para Inclusão no Contexto Escolar
Author: Lisboa, Anny Beatriz Florindo
Abstract: O PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) é uma iniciativa apoiada pelo CNPq e foi lançada em 2008. Seu objetivo principal é apoiar o potencial de jovens estudantes de escolas públicas do Brasil, proporcionando-lhes a oportunidade de se envolverem no mundo da pesquisa científica. O projeto, realizado de março a agosto de 2023 no Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia da UFSC (Labtae), teve como objetivo promover a acessibilidade na educação para estudantes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante esse período, o grupo estudou sobre o TEA por meio de artigos. Além disso, exploramos o conceito de Desenho Universal na Aprendizagem (DUA) como parte integrante do projeto. Durante a bolsa PIBIC-EM, também contribuímos para a criação das redes sociais do Labtae, e na produção dos posts sobre as defesas de TCC da Engenharia de Produção de temas de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade no Colégio de Aplicação, assim como outras atividades realizadas. Como conclusão, a minha experiência como bolsista PIBIC-EM foi muito boa em vários aspectos, e me ajudou muito com a minha noção e experiência com pesquisas em geral e temas sobre acessibilidade que eu desconhecia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251120
Date: 2023-09-17


Files in this item

Files Size Format View Description
VID-20230915-WA0002.mp4 19.63Mb MPEG-4 video View/Open Vídeo PIBIC Ensino Médio, projeto Labtae período 2022-2023

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar