Controle de tráfego urbano para redução de emissões de poluentes considerando dispersão atmosférica
Author:
Muracchini, Pedro Arthur Bonadio
Abstract:
O principal objetivo do monitoramento em tempo real do tráfego nas cidades é aprimorar as condições viárias, com a meta de diminuir o congestionamento e os atrasos. Além disso, tais sistemas têm efeitos benéficos ao aumentar a segurança no trânsito e ao reduzir tanto o consumo de combustível quanto a liberação de substâncias poluentes. Várias pesquisas ilustram como os mecanismos de monitoramento podem auxiliar na diminuição das emissões de poluentes, como CO2, NOx, HC e PM10. Contudo, a maioria desses estudos se concentra nas emissões totais, sem considerar a disseminação geográfica desses poluentes na cidade através de modelos de dispersão. Este projeto propõe a integração coordenada de três ferramentas de simulação---Polaris, Autonomie e AERMOD---para criar sistemas de monitoramento que ponderem a disseminação das emissões poluentes no contexto urbano. A concepção é que esses sistemas tenham a capacidade de diminuir as emissões de poluentes não apenas em termos absolutos, mas também minimizando a exposição desigual aos elementos poluentes liberados.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro Tecnológico.
Departamento de Automação e Sistemas.