Fotobiomodulação com Laser de Baixa Potência no tratamento da Úlcera Venosa com bota de unna: Ensaio Clínico Randomizado.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Fotobiomodulação com Laser de Baixa Potência no tratamento da Úlcera Venosa com bota de unna: Ensaio Clínico Randomizado.

Mostrar registro completo

Título: Fotobiomodulação com Laser de Baixa Potência no tratamento da Úlcera Venosa com bota de unna: Ensaio Clínico Randomizado.
Autor: Machado, Amanda
Resumo: Introdução:Úlceras venosas (UV) representam um grande problema de saúde pública e frequentemente estão associadas a comorbidades como, diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, dentre outras. Muitos estudos evidenciam como primeira escolha de tratamento a utilização de terapia compressiva, podendo ser elástica, inelástica ou multicamadas. A Bota de Unna (BU) é um exemplo de terapia compressiva inelástica muito utilizada no Brasil e com bons resultados de custo-benefício, além de auxiliar na redução do edema e na cicatrização da UV pois gera uma compressão de 18-24 mmHg. Das diversas tecnologias utilizadas atualmente para o tratamento das lesões venosas, a Laserterapia também tem demonstrado eficácia. No entanto, ainda são poucos os estudos que relacionam o uso da fotobiomodulação como terapia adjuvante. Objetivo: Avaliar a efetividade da Laserterapia de Baixa Intensidade associada ao uso da BU sobre o tamanho e leito da lesão, exsudação, odor, edema e controle da dor nas pessoas com UV. Desenvolver um software (Mínimo Produto Viável) de apoio à decisão para enfermeiros.Método: Pesquisa epidemiológica e de intervenção, desenhada para introduzir um elemento que provocará transformação no estado de saúde das pessoas com úlcera venosa, bem como fornecerá subsídios para o planejamento e organização das ações assistenciais no serviço. Trata-se de um Ensaio Clínico Randomizado. Para o desenvolvimento do estudo serão convidados a participar todas as pessoas maiores de 18 anos com o agravo e que têm indicação de terapia com BU. Para o processo de Randomização será feita alocação aleatória dos participantes em grupo controle e grupo intervenção, em igual quantidade de acordo com a amostra, definidos respectivamente como: Grupo de Tratamento Laser 1 (GTL1) e Grupo de Tratamento Laser 2 (GTL2).Os dados serão organizados, tabulados, e analisados a partir do programa estatístico SPSS ®12.0 e apresentados em gráficos e tabelas. Para o desenvolvimento da tecnologia, Software será utilizado o método Lean Startup. Resultados: O plano de atividades da bolsista necessitou de reajustes, uma vez que para a coleta de dados e a realização do ensaio clínico randomizado o projeto se apresentou, durante o curso da bolsa, em avaliação pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos. Conclusão: Apesar de serem dados iniciais, a literatura já demonstra claramente os benefícios da terapia com laser de baixa intensidade, como acelerar a cicatrização, gerenciar a dor, prevenir sequelas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Embora não tenha sido possível iniciar a construção do software que permitirá o acompanhamento desse paciente e o gerenciamento do cuidado, pois é necessário a obtenção dos resultados da pesquisa de campo, sabe-se que essa tecnologia servirá como instrumento para apoio à tomada de decisão do enfermeiro.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Nome do Centro de Ensino. Nome do Departamento do Orientador
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250882
Data: 2023-09-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
video sic.mp4 22.76Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar