Adaptação e validação de jogos para estimulação de compreensão de emoções e teoria da mente em crianças com TEA
Author:
Carvalho, Gabriela Silva de
Abstract:
As estruturas cognitivas desempenham um papel determinante na produção do conhecimento social com o qual formamos estruturas de conhecimento que fazemos uso para nos apropriar de informações sociais. E a interpretação e apropriação dessas informações sociais servem como base para a vida social do indivíduo. Assim, entende-se o quanto esse entendimento é fundamental, pois as vivências são feitas em âmbito social, no contato de indivíduos com outros em diversos contextos (Mendonça, 2014). A estimulação dessa habilidade se torna ainda mais latente ao tratar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por possuírem maior dificuldade em reconhecer estados mentais e estabelecer de forma precisa diferenças entre aquilo que elas próprias sabem e conhecem e aquilo que os outros sabem e conhecem (Pancieira et. al, 2019). Portanto, o presente plano de trabalho teve por objetivo se debruçar sobre o processo de adaptação e validação de jogos para estimulação de compreensão de emoções e teoria da mente em crianças com TEA, de modo a explicitar algumas das etapas de construção desses jogos, além da aplicação desses. E, a partir daí, poder discutir, com base no exposto e na literatura apresentada, as percepções e evidências que apontam para os benefícios dos jogos de cognição social e sua aplicação com outras crianças e mediação dos responsáveis.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.