Lógica de controle para o uso do acostamento como faixa adicional de rolamento em autoestradas
Author:
Lima, Eduardo Rosa de
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma lógica de controle dinâmico para operação do acostamento como faixa de rolamento em autoestradas. Este tipo de operação em horários de pico pode aumentar a capacidade de uma rodovia nos locais onde há congestionamento, aumentando o escoamento do tráfego em pontos críticos. A estratégia proposta é baseada em diagramas fundamentais (fluxo-densidade) e suas propriedades, permitindo um chaveamento suave do acostamento em momentos adequados, principalmente nos horários de pico. É feita análise, por meio de microssimulação, de um modelo de um trecho hipotético de 5 km de extensão com 3 faixas de rolamento e acostamento. Este trecho hipotético é baseado em algumas características de um trecho da BR-290, no Rio Grande do Sul, onde há tráfego pelo acostamento liberado em alguns casos. Inclusive, é deixado espaço para um trabalho futuro de estudo de caso em um modelo dessa rodovia. Os resultados no modelo hipotético mostram que a lógica de controle proposta:resulta em melhora no tráfego da rodovia em comparação ao caso em que não é feito uso do acostamento como faixa de tráfego; possui desempenho equivalente a uma lógica de controle ad-hoc proposta na literatura; e desempenho similar a deixar o acostamento sempre aberto, que corresponde ao limite superior de desempenho alcançável. É apresentada uma breve justificativa teórica para uso do controlador proposto, baseado na segurança da rodovia.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro Tecnológico.
Departamento de Automação e Sistemas.