Análise do tratamento da variação linguística no livro didático "Português: trilhas e tramas” e proposta pedagógica para a variação entre tu e você

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Análise do tratamento da variação linguística no livro didático "Português: trilhas e tramas” e proposta pedagógica para a variação entre tu e você

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Título: Análise do tratamento da variação linguística no livro didático "Português: trilhas e tramas” e proposta pedagógica para a variação entre tu e você
Autor: Paulino, Pedro Cardoso
Resumo: O presente trabalho, resultado de pesquisa PIBIC, faz parte do projeto Laboratório de Variação Linguística e Práticas Pedagógicas – LABVAR. Nessa etapa, foi analisado o livro didático (LD) de Língua Portuguesa de ensino médio chamado Português: Trilhas e Tramas, volume 1, indicado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD – 2018), com o objetivo de perceber em que momentos e como se dá o tratamento à variação ao longo da obra. Dentre as muitas finalidades que o manual didático apresenta, algumas dizem respeito ao estudo das formas de linguagem, levando os alunos a reconhecer diversos modos de linguagens para poderem se expressar com liberdade, clareza e criatividade. Essas finalidades, levam a crer que serão abordadas variações e variedades linguísticas do português brasileiro. No entanto, a variação, que é o nosso foco de análise, é tratada de modo mais explícito na terceira parte do volume sobre “Gramática e estudos da linguagem”, especificamente no capítulo 17. Nesse capítulo há textos e atividades que visam fazer os alunos refletir sobre a existência de diferentes variedades regionais, combatendo preconceitos linguísticos e o mito de que existe unidade linguística no Brasil. Ao lado da variação regional, menciona-se, no livro, outros tipos de variação: de gênero, socioeconômica, etária, nível de instrução, etc. A respeito da mudança linguística, são trazidos para discussão textos de jornais produzidos no começo do século XX, que possuem particularidades lexicais e sintáticas; e textos escritos no século XIX, quando a família real de Portugal se mudou para o Brasil, dentre outros exemplos. Nos demais capítulos, o trabalho na perspectiva da variação é limitado e o foco recai sobre a norma, diminuindo o espaço para as discussões sobre heterogeneidade linguística. Após a análise do livro e do capítulo de pronomes, foi elaborada proposta pedagógica alternativa para lidar com a variação dos pronomes TU e VOCÊ.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250660
Data: 2023-09-09


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