Abstract:
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Estudamos na presente pesquisa a formação inicial de professores para a educação básica ofertada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nosso objetivo foi mapear as características e a organização dos cursos de licenciatura da referida Instituição, em especial a parte pedagógica. A partir de análise documental, produzimos um panorama geral desses cursos, respondendo, entre outras, às seguintes questões: qual o espaço e compromisso institucional da UFSC para com a formação docente? Como estão organizadas essas licenciaturas e quais são suas principais características? Os cursos incorporaram as diretrizes e políticas oficiais nas suas matrizes curriculares? Os documentos utilizados na pesquisa foram retirados de cinco fontes: a) relatórios do Sistema de Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC); b) informações do site oficial da UFSC e de seus cursos de licenciatura; c) documentos da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC); d) os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPPC); e) relatórios do Sistema de Controle Acadêmico de Graduação (CAGR/UFSC) da Instituição, onde buscamos especialmente os dados dos estudantes. A tabulação foi construída em planilhas de excel, comparando as informações dos distintos documentos. A UFSC possui 34 licenciaturas, correspondendo a 28% entre os 120 cursos de graduação. As licenciaturas presenciais totalizam 28 e seis são na modalidade de Educação à Distância (EaD). As 34 licenciaturas estão no campus de Florianópolis (31) e Blumenau (com duas turmas de licenciatura em Matemática e uma em Química – todas presenciais). Na sede, em Florianópolis, temos licenciaturas distribuídas em sete Centros de Ensino, sendo que CFH e CCE concentram maior quantidade. Das 34, as seis licenciaturas em EaD apresentam proposta pedagógica que se adequam tanto à Res. 2/2019 quanto à curricularização da extensão; pelo menos outros oito cursos de licenciatura presenciais enviaram recentemente à PROGRAD/UFSC propostas de ajustes curriculares para se adequarem, principalmente, à curricularização da extensão. Para além do exposto, ao longo da pesquisa conseguimos identificar o turno de oferta das licenciaturas; a quantidade de vagas e periodicidade de ingresso; o grau do curso (se é apenas licenciatura, ou com dupla titulação ou área básica de ingresso); ano de criação; nota no ENADE; concorrência para ingresso; e iniciamos a análise das matrizes curriculares, ou seja, a parte pedagógica – etapa ainda não concluída. Em síntese, a UFSC tem assumindo a formação de professores para quase todos os componentes curriculares da educação básica e para diferentes modalidades de ensino. Apesar disso, há uma preocupação com a diminuição da procura pelas licenciaturas, que não é uma particularidade nesta Universidade, mas um problema de todo o país, causado, entre outros motivos, pela falta de política de valorização do magistério e pela massificação dos cursos de licenciatura em EaD por instituições privadas. |