Abstract:
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O concreto é um dos principais materiais na construção civil, consiste em uma mistura de cimento, água, agregado fino e agregado graúdo, os quais variam a quantidade de acordo com a necessidade e utilização que será destinado. Os pavers, blocos de concreto pré-moldados são amplamente utilizados em projetos de pavimentação. Esses elementos podem ter diferentes tamanhos e formas, e devem atingir uma resistência mecânica mínima de 35MPa para tráfego leve, e resistência superior à 50MPa para tráfego de veículos especiais, definida pela NBR 9781 (ABNT, 2013), permitindo que suportem elevadas cargas e tenham adequada durabilidade. São utilizados em grande escala na área urbana, sendo satisfatórios em vias calçadas, estacionamentos, pátios, entre outros. Recentemente, numerosas pesquisas tem demonstrado que os pavers podem ser produzidos com a incorporação de materiais alternativos, rejeitos e resíduos. As indústrias de reciclagem de baterias são altamente poluidoras, a partir do processo de reciclagem é formada a escória, esta por sua vez, é composta por impurezas encontradas nas matérias-primas, combinados com materiais adicionados com o propósito de catalisar as reações essenciais para o procedimento. Devido a isso, este material pode apresentar alta concentração de metais, sendo o chumbo o mais tóxico dentre eles. Por se tratar de um passivo de grande impacto sobre as indústrias do setor, estas tem buscado encontrar uma destinação para a escória proveniente da reciclagem de baterias. Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o desempenho de pavers de concreto utilizando escória de bateria como agregado, usando diferentes percentuais desse material e comparando o desempenho em relação a resistência e capacidade de imobilizar componentes agressivos em sua estrutura. |