Imagens mais que sagradas: Hollywood e o cinema épico na Guerra Fria, 1951-1956

DSpace Repository

A- A A+

Imagens mais que sagradas: Hollywood e o cinema épico na Guerra Fria, 1951-1956

Show full item record

Title: Imagens mais que sagradas: Hollywood e o cinema épico na Guerra Fria, 1951-1956
Author: Shigunov, Gustavo Henrique
Abstract: Os épicos hollywoodianos são parte importante da cinematografia de Hollywood produzida durante a década de 1950. Essas produções fundamentavam-se na narrativa clássica hollywoodiana e no Star System para vincular sofisticadamente representações sociais que aferiam diretamente sobre o conflito global da Guerra Fria e na defesa do American Way of life. A proposta dessa dissertação é compreender o circuito de produção, distribuição e recepção dos filmes Quo Vadis (1951), O Manto Sagrado (1953) e Os Dez Mandamentos (1956). Nesse sentido, defendemos que os filmes além de cumprirem papel fundamental na economia hollywoodiana, exerceram enorme influência por onde foram exibidos, especialmente nos Estados Unidos. Através da análise de documentos primários, percebemos que as produções representavam um equilíbrio entre as regras impostas pelos órgãos de autocensura e à representação de temáticas que dialogavam diretamente com questões e problemas de grupos conservadores e religiosos. Com o auxílio da decupagem associada a investigação das campanhas publicitárias e recepções cinematográficas, o trabalho procura responder de que maneira esses filmes foram vinculados nos Estados Unidos e no Brasil, como foram recebidos pelos grupos sociais e sob quais aspectos estiveram circunscritos às questões da Guerra Fria.Abstract: Hollywood epics are an important part of Hollywood cinematography produced during the 1950s. These productions were based on classic Hollywood narrative and the Star System to sophisticatedly link social representations that directly measured the global conflict of the Cold War and the defense of the American Way of life. The purpose of this dissertation is to understand the circuit of production, distribution and reception of the films Quo Vadis (1951), The Robe (1953) and The Ten Commandments (1956). In this sense, we argue that the films, in addition to playing a fundamental role in Hollywood's economy, exerted enormous influence wherever they were shown, especially in the United States. Through the analysis of primary documents, we realized that the productions represented a balance between the rules imposed by self-censorship bodies and the representation of themes that dialogued directly with issues and problems of conservative and religious groups. With the help of decoupage associated with the investigation of advertising campaigns and cinematographic receptions, the work seeks to answer how these films were linked in the United States and Brazil, how they were received by social groups and under which aspects they were connected to Cold War issues.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250415
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PHST0786-D.pdf 6.594Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar