Desempenho dos candidatos do Colégio de Aplicação da Universidade de Santa Catarina nas provas de Biologia dos Vestibulares UFSC 2022.
Author:
Oliveira, Talita Amaral de
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos candidatos que concluíram o Ensino Médio no CA/UFSC na prova de Biologia do Vestibular UFSC 2022 e apresentar uma organização visual dos dados gerados pela COPERVE. Os dados com as respostas das questões de todos os candidatos, somatório das proposições assinaladas, foram manipulados para a obtenção dos percentuais de acerto total das questões em quatro grupos: CA/UFS, demais escolas federais, escolas estaduais e escolas privadas. Em seguida, foram calculados os percentuais de acerto de cada proposição dos candidatos do CA/UFSC. Observou-se que os candidatos do CA/UFSC apresentaram um baixo desempenho semelhante ou inferior aos outros grupos analisados. Notou-se que os conteúdos com mais dificuldade foram: Genética, Biologia celular e molecular, os seres vivos e biotecnologia, questões com esses conteúdos obtiveram um percentual total de 0% nos gráficos gerais. Também foi analisado que a prova foi no ano de 2021 e ainda havia restrições da pandemia da COVID-19 que influenciou bastante a rede pública de ensino, especialmente o CA/UFSC. Essas informações são relevantes aos professores da disciplina de Biologia do CA/UFSC, no que se refere, sobretudo, ao nível de dificuldade dos conteúdos e à abordagem das questões, que podem ser utilizadas como elemento investigativo dos planos de ensino e das metodologias aplicadas à disciplina para recuperar prejuízos gerados pela restrições durante a pandemia da COVID-19.