A Iniciação Científica na Educação Básica: possibilidades na formação docente

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A Iniciação Científica na Educação Básica: possibilidades na formação docente

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Título: A Iniciação Científica na Educação Básica: possibilidades na formação docente
Autor: Souza, Daiane Borges de
Resumo: O trabalho integra-se ao projeto de extensão intitulado “Formação continuada para professores e professoras acerca da Iniciação Científica na Educação Básica”. Sendo o objetivo contribuir para a formação permanente dos docentes quanto ao aspecto de Iniciação Científica (IC) na Educação Básica. As atividades desenvolvidas ao longo da formação ocorreram com apoio de profissionais da educação de diferentes instituições de ensino (UFSC-UFSM-UFRGS) membros do Grupo de Estudos e Formação Docente (GEFORDIN), assim como a presente estudante de graduação de Licenciatura em Educação do Campo como bolsista de extensão. O curso acerca da IC na Educação Básica aconteceu no período de maio a julho de 2023, tendo como público alvo docentes do Ensino Médio de todas as áreas do conhecimento, contando com 607 inscritos, porém devido o número de vagas limitadas foi considerada a ordem de inscrição. A formação ocorreu gratuitamente, com carga horária de 60 horas, na modalidade online, contando com encontros síncronos e assíncronos que possibilitaram a conclusão de 29 cursistas de diferentes regiões brasileiras, contabilizando 80,5% de permanência dos participantes. Os encontros síncronos aconteceram quinzenalmente por meio da plataforma digital Google Meet proporcionando momentos de trocas e partilhas entre os cursistas sobre a inserção da pesquisa na Educação Básica. Cada momento síncrono foi organizado para fornecer subsídio aos cursistas para desenvolverem Iniciação Científica em suas instituições de ensino debatendo pontos de maior relevância de um projeto de pesquisa. Para os momentos assíncronos foram desenvolvidas atividades em que os docentes elaboraram seus projetos de pesquisa passo a passo e receberam orientação dos organizadores da formação com intuito de possibilitar a futura implementação em suas escolas. Incentivando também a participação em Mostras de Científicas no Estado e no País para divulgação das pesquisas realizadas. As atividades assíncronas contaram com o apoio de ferramentas como o Moodle grupos, Whatsapp, Google Docs que facilitaram o diálogo e troca de ideia entre docentes e cursistas da formação. Como atividade final, os cursistas apresentaram seus planos de pesquisa aos demais colegas da formação, este momento de socialização proporcionou integração entre os docentes participantes. Foi possível perceber a importância da IC adentrar na Educação Básica, além de evidenciar a grande amplitude da pesquisa científica revelado pela pluralidade de temas de pesquisa apresentado pelos cursistas. Esta formação oportunizou a aproximação entre professores e professoras parceiros da Educação Básica e do Ensino Superior no diálogo sobre a pesquisa e aprimoramento da leitura e reflexões teóricas em pesquisas científicas por meio de ferramentas tecnológicas. Permitindo a disseminação do tema em diferentes instituições de ensino do Brasil, assim como proporcionar uma formação permanente de qualidade para as professoras e professores da Educação Básica.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Departamento de Educação do Campo/EDC
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250386
Data: 2023-09-06


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